quinta-feira, 4 de novembro de 2021

EU City Facility abre a TERCEIRA CHAMADA para inscrições

 EU City Facility (EUCF), um projeto financiado pela UE que apoia os municípios e Autoridades locais para acelerar os investimentos em energia sustentável, anunciaram hoje a abertura do seu 3º concurso.

A terceira chamada do EU City Facility apoiará o desenvolvimento de 69 conceitos de investimento, com um orçamento total de 4,14 milhões de euros. As edições anteriores das instalações da cidade da UE viram o financiamento de 30 conceitos de investimento em 14 países (1ª chamada) e a seleção de 69 candidatos aprovados (2ª chamada) de 19 países, atualmente no processo de assinatura dos seus acordos oficiais.

O que é financiado

O EUCF financia o desenvolvimento de um Conceito de Investimento, com uma concessão fixa até 60 mil euros. Os beneficiários bem-sucedidos usam a bolsa para apoiar as atividades necessárias para o desenvolvimento do conceito de investimento, incluindo estudos (técnicos) de viabilidade, análise de mercado, análise de stakeholders, análise jurídica, económica e financeira, análise de risco, etc., que são necessários para desenvolver o conceito de investimento. O subsídio não pode financiar diretamente os investimentos atuais, mas cobre os custos de mobilização de recursos e acesso a serviços, para desenvolver um conceito de investimento.

Elegibilidade e aplicação

A convocatória está aberta a todos os municípios / autoridades locais, agrupamentos, bem como a entidades públicas que agregam os municípios / autoridades locais em toda a EU – 27,  os Estados EEE-EFTA (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e Reino Unido.

Os candidatos exigem um plano de clima e energia sustentável politicamente aprovado.

O prazo para apresentação de candidaturas é até 17 de dezembro de 2021 (CET). Todas as informações sobre elegibilidade e o processo de inscrição online podem ser encontradas no documento oficial da convocatória e no site da EUCF.

Mais informações e suporte

Os candidatos interessados podem, ainda, encontrar mais informações nos webinars dos seus países, organizados ao longo de outubro e novembro online. Podem, também, entrar em contato com os especialistas do seu país, para obter ajuda nas suas aplicações, bem como o Helpdesk EUCF.

Notas para o editor

Estabelecido no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, para a Investigação e Inovação da União Europeia, o EU City Facility (EUCF) apoia os municípios, Autoridades locais, agrupamentos e entidades públicas locais agregando municípios / autoridades locais na Europa, com apoio financeiro personalizado, rápido e simplificado (com uma garantia fixa de 60 mil euros) e serviços relacionados, desenvolver conceitos de investimento relevantes, relacionados à implementação de ações identificados nos seus planos de clima e energia sustentável.

No geral, o EUCF fornece mais de 12 milhões de euros para apoiar os seus beneficiários selecionados, através de quatro chamadas abertas. A 1ª convocatória organizada em 2020 atribuiu 1,8 milhões de euros a 30 beneficiários. A 2ª convocatória foi encerrada em maio de 2021 e distribuirá 4,14 milhões de euros pelos beneficiários selecionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário