quinta-feira, 4 de novembro de 2021

EXERCÍCIO A TERRA TREME: Ação de preparação para o risco sísmico na Escola EB1/JI Rómulo de Carvalho, em São Domingos de Rana (Parede) – amanhã, dia 5 de novembro

 

 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza amanhã, sexta-feira, 5 de novembro, às 11h05, de norte a sul do país, o Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME.

 

Embora a iniciativa tenha expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), promove um evento principal na Escola EB1/JI Rómulo de Carvalho, Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, sita na Rua Francisco Sousa Tavares, nº 168, Bº 25 de abril, em São Domingos de Rana (Parede).

 

A Escola EB1/JI Rómulo de Carvalho irá praticar, em conjunto, envolvendo alunos, professores, funcionários, no minuto pré-definido para o Exercício, os 3 gestos de proteção para o caso de sismo – Baixar, Proteger, Aguardar.

 

A iniciativa contará com participação do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte da Costa, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Professor Doutor João Costa, e da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

 

Será possível assistir em direto à sessão realizada na Escola EB1/JI Rómulo de Carvalho através da ligação https://dge.mec.pt/videodifusao.

 

 

PROGRAMA

 

10h45 – Receção das Entidades

11h05 – Inicio do exercício com toque de campainha para assinalar o desencadear dos 3 gestos:  

             BAIXAR – PROTEGER – AGUARDAR

11h06 – Toque de campainha para assinalar o início da evacuação do edifício escolar

11h10 – Concentração da comunidade escolar e convidados no ponto de encontro

11h15 – Momento Musical “Hino da Maria da Fonte” – alunos do 4.º ano

11h20 – Demonstração cinotécnica de binómio de busca e salvamento pela PSP

11h40 – Entrega do Diploma de participação à Escola

11h45 – Alocução das Altas Entidades

12h00 – Fim da sessão

14h00 – Simulação com plataforma sísmica na Escola EB1/JI Rómulo de Carvalho

 

A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, medida que integra a Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, visando capacitar os cidadãos para saberem como agir perante a ocorrência de um sismo. 

 

A TERRA TREME tem um website dedicado (www.aterratreme.pt), que disponibiliza informação sobre o Exercício e recursos de divulgação.

Foi também criada a hashtag #ATerraTreme para identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa.

 

 

Todos Somos Proteção Civil !

Nenhum comentário:

Postar um comentário