terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Águeda | Câmara promove curso de iniciação à observação de aves na Pateira

 Ação, que envolveu mais de duas dezenas de participantes, terá uma nova edição na primavera do próximo ano

A Câmara Municipal de Águeda promoveu, no passado sábado, dia 18 de dezembro, um curso de iniciação à observação de aves, na Pateira, em Fermentelos, Espinhel e Óis da Ribeira, onde mais de 20 participantes puderam observar de perto as espécies de aves invernantes e residentes deste ecossistema natural.

“Esta é uma forma interessante de envolver as pessoas e cativar novos públicos para estas atividades de turismo de natureza e de birdwatching”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientando que estas iniciativas, para além de não terem impacto ambiental, “divulgam e ajudam o processo de consciencialização para cuidado e respeito pelo meio ambiente e pelo rico património natural existente no Concelho”.

A iniciativa, que contemplou a participação de pessoas com mobilidade reduzida, evidenciando que estes eventos são abertos e inclusivos, podendo ser apreciados por todos, independente das limitações, tinha por objetivo divulgar o património natural, com foco na avifauna invernante que é possível observar no espelho de água e habitats envolventes nesta altura do ano.

Os participantes começaram por receber uma introdução teórica de enquadramento da atividade, a que se seguiu a parte prática, ao longo de troços dos percursos PR1 e PR7, onde foi possível observar 65 espécies. Aos participantes que não dispunham de equipamento próprio, foram facultados binóculos ou telescópio para que pudessem acompanhar as observações.

Houve ainda uma deslocação não programada até à margem lagunar de Óis da Ribeira, que permitiu a observação de diversas espécies de avifauna.

Esta iniciativa foi dinamizada pelo CERVAS, Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens de Gouveia e pela Associação Aldeia (sob orientação do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), decorreu no âmbito do projeto “Três Territórios, um Rio que nos une”, com apoio do programa Centro 2020 e contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Fermentelos e da União de Freguesias de Recardães e Espinhel.

De referir que face ao sucesso alcançado com este curso de iniciação, está prevista para uma nova edição deste curso, na primavera do próximo ano e que será oportunamente divulgada.

Para mais informações, os interessados devem estabelecer contacto através do seguinte e-mail: dv-as@cm-agueda.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário