terça-feira, 21 de dezembro de 2021

POETRY SLAM TORRES VEDRAS JÁ TEM DOIS FINALISTAS

Salomé Abreu foi a vencedora do primeiro round do Poetry Slam Torres Vedras e está na final do Poetry Slam de Torres Vedras. Mariana Mota foi a segunda melhor classificada e também passou à final. 

Realizou-se no dia 17 de dezembro, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, o primeiro round do Poetry Slam Torres Vedras. Foram apuradas duas finalistas para a grande final que vai eleger o representante da cidade para o torneio nacional no festival Portugal SLAM 2022 que terá lugar na cidade de Aveiro.  

Salomé Abreu foi a participante que teve mais votos e se sagrou vencedora do primeiro round do Poetry Slam Torres Vedras, a segunda mais votada foi Mariana Mota. Ambas estão na final do Poetry Slam Torres Vedras a realizar no dia 29 de abril 2022.

O objetivo deste evento é “dar voz e sensibilizar públicos para a poesia como forma de expressão artística. Desenvolver pensamento crítico sobre assuntos prementes da sociedade ou autobiográfico”, refere a organização.

O segundo round do Poetry Slam Torres Vedras está marcado para dia 28 de janeiro, seguindo-se o terceiro round no dia 18 de fevereiro e a grande final do Poetry Slam Torres Vedras no dia 29 de abril de 2022, no Centro de Artes e Criatividade. 

O Poetry Slam – Torres Vedras é uma coorganização da Câmara Municipal de Torres Vedras com o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, a EMERGE – Associação Cultural, através do seu programa #AVIVA e o Portugal SLAM!

O que é o Poetry Slam?

O Poetry Slam é uma prática em torno da palavra dita, que tem na sua base várias regras que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes. Originário de Illinois, Chicago, Estados Unidos da América, nos anos 80 quando um poeta local e um construtor civil lutaram através da leitura de poesia contra aquilo que eles sentiam que era uma perda de fulgor da poesia em geral na mesma medida que queriam devolvê-la às pessoas pela sua voz. 

Desde 2009 que o Poetry Slam começou a surgir através de eventos locais em Lisboa. Foi rapidamente disseminado noutras cidades, construindo uma rede que hoje em dia conta com cerca de 12 localidades diferentes, que utilizam esta prática para promover a prática poética junto das comunidades locais e desenvolvendo aptidões literárias (linguagem e comunicação) através da poesia, descobrindo novos talentos escondidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário