segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

The Wine Show: Bairrada em destaque no mais famoso programa de vinhos do mundo

 Em emissão no 24 Kitchen Portugal...

Portugal foi palco das filmagens da terceira temporada do mais famoso programa de vinhos do mundo, o The Wine Show. A região vitivinícola da Bairrada foi uma das eleitas, podendo mostrar-se – apenas um pouco, é certo – mas ao mundo, visto que é a mais popular série televisiva sobre vinho é emitida em mais de 100 países, numa audiência global estimada superior a 80 milhões de pessoas. Começou por estrear-se, em Outubro de 2020, no Reino Unido, e está agora em emissão em Portugal, no 24 Kitchen.

No episódio que estreou este Sábado, 16 de Janeiro, às 22h00, o especialista de vinhos e apresentador Joe Fattorini encarregou-se de enviar a dupla de atores e entusiastas vínicos Matthew Goode e James Purefoy para Aveiro, cidade rodeada de salinas, conhecida como a Veneza de Portugal e “porta norte” (a sul do Porto) de entrada da região vitivinícola da Bairrada. Uma aventura que lhes permitiria conhecer a geografia e história desta região e o consequente impacto nos vinhos ali produzidos. Já em Aveiro, a viagem começou a bordo de um moliceiro, na companhia do guia turístico Rui Leal e de um copo de espumante, como “manda a tradição”. O eleito foi o ‘Montanha Real Grande Reserva Bruto 2010’, um espumante muito agradável e equilibrado, com boa harmonia entre taninos, acidez e fruta, impressa pela refrescante brisa do Atlântico.

Dali partiram à descoberta do que une a Bairrada e a Escandinávia: o bacalhau. Fizeram-se “escoltar” por elementos da Confraria Gastronómica do Bacalhau, que os levaram para um grande desafio: confecionar esta iguaria. Uma prova superada e passada com distinção por ambos, o que lhes permitiu “saltarem para a etapa seguinte”: uma prova de vinhos guiada e comentada por uma das figuras mais icónicas da região: Luís Pato. O produtor fez-se acompanhar de três vinhos: um espumante, um branco e um tinto. A prova começou pelo ‘Nossa Calcário branco 2018’, um Bical de Filipa Pato; seguiu-se com o ‘Luís Pato Vinha Pan 2015’, um espumante Blanc de Noirs ideal naquela circunstância para limpar o palato; e terminou com o ‘Luís Pato Vinha Pan tinto 2000’, estes dois produzidos com Baga, a casta mais emblemática da região – neste caso, plantada na Vinha da Panasqueira (Vinha Pan), situada numa encosta virada a sul, de solo argilo-calcário.

De entre os três vinhos, Matthew Goode levou o ‘Nossa Calcário branco 2018’ e James Purefoy o ‘Luís Pato Vinha Pan tinto 2000’. Foi esta a dupla levada até ao Palácio da Bolsa, no Porto, e ao palato de Joe Fattorini, que elegeu como vinho da região o ‘Luís Pato Vinha Pan tinto 2000’, um delicioso tinto que surpreendeu pela suavidade e boa presença de fruta e que pede comida, como “alertou” o produtor – que graciosamente explicou que em Portugal temos tendência em harmonizar peixe com brancos e carne com tintos, regra que é quebrada precisamente com o bacalhau, que pede tintos!

O The Wine Show é produzido pela Infinity Creative Media e a terceira temporada, dedicada a Portugal, teve co-produção da Revista de Vinhos, parceria institucional do Turismo de Portugal e, este episódio, conta com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário