quarta-feira, 13 de abril de 2022

Tropa de elite portuguesa preparada em tempo recorde parte para a Roménia

 O objetivo é dissuadir qualquer ataque a um país membro da NATO. 

Para a Roménia segue já na sexta-feira a primeira força nacional destacada, com 221 militares. Portugal prepara também o envio do terceiro pacote de apoio à Ucrânia com 99 toneladas de armamento e medicamentos.

Uma tropa de elite preparada em tempo recorde para fortalecer a segurança do flanco leste do espaço da Aliança Atlântica. O objetivo é dissuadir qualquer ataque a um país membro da NATO.

A primeira força nacional destacada viaja esta sexta-feira para a Roménia, de Figo Maduro, em Lisboa, com 221 militares a bordo. Vinte são de equipas de operações especiais, os restantes pertencem à companhia de atiradores que nas últimas semanas viu reforçado o treino em defesa antiaérea.

guerra obrigou a antecipar esta viagem, prevista apenas para o final do ano.

Entretanto, parte do material de guerra a usar durante a missão já partiu por via marítima na semana passada.

Segundo o Diário de Notícias, as Forças Armadas pagaram a transportadoras privadas para fazer chegar à Roménia, por via marítima e aérea, os militares e ainda todo o material de guerra.

Os respetivos contratos, também consultados pela SIC, mostram que foram feitos ajustes diretos de mais de 1,2 mil milhões de euros. Contactado pela SIC, o Governo admite não ter recursos próprios suficientes para assegurar toda a operação.

Fonte e Imagem: SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário