quarta-feira, 13 de abril de 2022

Área de Regeneração Urbana em Proença-a-Nova ganha novo investimento


“Sendo um equipamento diferenciado no Município de Proença-a-Nova, este investimento traduz um duplo sentido: através da Regeneração Urbana tira partido de um imóvel que estava em condições deficitárias e que, desta forma, cria valor para o concelho na área do turismo”. Foi assim que João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, descreveu o investimento realizado no Alojamento Local “Oliva Welcoming Apartments”, localizado na Área de Regeneração Urbana de Proença-a-Nova, durante a inauguração realizada no dia 8 de abril.

O autarca recordou os dados estatísticos que demonstram um crescimento acentuado do turismo em toda a Zona Centro do país, quando comparado com outras regiões: “apesar de tudo aquilo que de mal trouxe a pandemia da Covid-19, trouxe também a redescoberta destes territórios, relativamente a esta identidade, que mesmo sem grande intervenção humana, tem condições diferenciadas para atrair turistas”. João Lobo apontou ainda à necessidade de os concelhos próximos geograficamente trabalharem em conjunto, para que seja possível assegurar estadias mais prolongadas na região, referindo que “Proença-a-Nova, sozinha, dificilmente conseguirá traduzir-se como atrativa numa estadia de três, quatro ou mais noites, tem que ser um território mais vasto, aproveitando as complementaridades de cada um dos Municípios”, frisou.

Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal (TCP), afirmou que a grande preocupação neste momento é “retomar a atividade dita ‘normal’, e retomamos com crescimento devido a estes sinais, como a inauguração de espaços como este que ficam agora à disposição da comunidade e que irão servir como resposta aqueles que possam querer vir cá”. O presidente do TCP frisou a importância do regresso aos padrões que se verificavam nos anos anteriores à pandemia, afirmando a possibilidade de se virem a registar valores ainda mais elevados no turismo da Zona Centro: “retomar é importante também num momento em que nos apercebemos que os dados de fevereiro de 2022 superaram os de fevereiro de 2019, o nosso melhor ano de sempre até à data. Significa que estamos a recuperar a esperança e a confiança dos turistas, não só nacionais, como internacionais”.

Em relação ao setor do turismo que se deve praticar na região Centro, Pedro Machado sublinha que “as pessoas estão a redescobrir Portugal, estão a vir mais para o Interior, a procurar turismo desportivo, turismo ao ar livre, turismo de natureza, e estes territórios têm tudo isso. As pessoas já não querem unidades verticais, querem evitar cotovelos, elevadores e multidões, esta foi uma das tendências que veio juntamente com a pandemia”.

Alfredo Moreira, responsável pelo Alojamento Local “Oliva Welcoming Apartments”, explica que este é “um investimento de família e que pretende dar a Proença-a-Nova um novo espaço, pronto para atrair novas valências para ao concelho e motor de desenvolvimento económico”. Lembra ainda que serve de homenagem ao seu avô, Joaquim Lopes, e à avó, Maria de Jesus, ambos naturais do concelho de Proença-a-Nova e onde passaram grande parte das suas vidas.

O Alojamento, situado na Rua de Santa Cruz, é composto por seis apartamentos T3, estando preparados para receber famílias (até seis pessoas) que queiram alojar-se num apartamento completo ou simplesmente um indivíduo ou casal que pretenda ocupar apenas um quarto e partilhar o apartamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário