quarta-feira, 13 de abril de 2022

Cantanhede| Biblioteca Municipal promoveu atividades de Leitura e de Expressão Plástica. Alusivas ao tema da Páscoa

Decorreu no dia 12 de abril, na Biblioteca Municipal, uma sessão de leitura e de expressão plástica, alusivas à Páscoa. Para o desenvolvimento da atividade de leitura foi escolhido o conto “A galinha dos ovos de ouro”, com revisão de Cláudia Cruz, a que se seguiu a oficina de expressão plástica “Vamos decorar um ovo da Páscoa”, na qual os participantes pintaram e enfeitaram com diversos materiais um modelo de ovo em cartolina.

Participaram nestas atividades dez alunos do ATL do Centro Social e Polivalente de Ourentã, que se fizeram acompanhar por duas técnicas da instituição.

Os participantes puderam, ainda, visitar as exposições patentes na Biblioteca Municipal, a saber Cruzeiros e Alminhas do Concelho de Cantanhede, mostra de maquetas de Carlos Garcia e Abelhas à chuva, trabalhos realizados por alunos dos Jardins de Infância dos Agrupamentos Gândara Mar, Tocha e Lima-de-Faria, Cantanhede e Febres, a propósito do centenário do escritor Carlos de Oliveira, que se assinalou em 2021.

De autoria incerta, este famosíssimo conto “A galinha dos ovos de ouro” tem inúmeras versões escritas, com particular destaque para a de Esopo e a dos Irmãos Grimm.

Recorde-se ainda que o ovo, símbolo que para os povos antigos representava fertilidade e renascimento, foi um dos elementos figurativos que os Cristãos começaram a utilizar, sobretudo na Páscoa, como representação de conceitos como renovação e esperança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário