quarta-feira, 13 de abril de 2022

Barcelos | Open IPCA traz centenas de estudantes a Barcelos

 O Open IPCA está de regresso em formato presencial nos dias 10 e 11 de maio, no Campus em Barcelos. 

Para esta 8ªedição do Open IPCA são esperados centenas de estudantes vindos de escolas secundárias e profissionais dos distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.  

Os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer um Campus Verde, Seguro e Saudável, visitar os espaços e infraestruturas do IPCA, conhecer recursos e serviços em prol de uma melhor experiência. 

Nos dois dias abertos, os participantes vão viver de perto o ambiente do ensino, da investigação e da vida académica. Conhecer o IPCA de uma perspetiva integral, nomeadamente a oferta educativa que através das várias atividades dinamizadas pelas escolas e unidades da instituição podem experienciar workshops, palestras, entre outras dinâmicas 

Acompanhados pelos seus professores, os estudantes vão ter a oportunidade de ser recebidos pelos grupos académicos do IPCA e interagirem com a comunidade estudantil que, além de os ajudar na realização das atividades, vão também dar o seu testemunho e esclarecer dúvidas sobre o que é ser estudante nesta Instituição. A visita será realizada por área de interesse dos visitantes. 

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostra-se satisfeita por voltar a ver a casa cheia. “Durante o período de pandemia tivemos que nos adaptar e dar a conhecer o IPCA em formato online. Obviamente que preferimos receber cá os estudantes, até porque vivenciam a experiência de outra forma. O Open IPCA torna-se fundamental não só na captação de novos estudantes e de potenciais candidatos, mas também na aproximação da academia à sociedade”, refere a Presidente. 

A Comissão do Open IPCA já avançou com o programa e entre as várias atrações e atividades a realizar, destaque para a possibilidade de programar um Sphero numa pista todo terreno, pintar peças de artesanato de Barcelos, fazer uma visita virtual ao Minho, pilotar um drone, entre outras atividades. Os participantes podem ainda visitar o laboratório de mecânica, laboratório de design de produto, laboratório de audiovisuais, laboratório de jogos e laboratório de Inteligência Artificial. Estão ainda agendados vários workshops: Inovação Alimentar, Tipografia, Matemática, Desenho e Impressão 3D.  

Esta será uma oportunidade para os candidatos ao ensino superior ficarem a conhecer o que de melhor se faz no IPCA. O Open IPCA é já uma referência no panorama do ensino superior público e o IPCA é cada vez mais uma instituição procurada. 

 

Link de inscrições:https://open.ipca.pt/


Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário