sexta-feira, 24 de junho de 2022

Aveiro | Café de Ciência sobre poluição por plásticos encerra ciclo de conversas dedicadas ao Mar

 
Na terça-feira, 28 de junho, às 15h00, acontece online, a última sessão do ciclo de Cafés de Ciência dedicados ao Mar, organizados pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. Teresa Rocha-Santos, professora do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), é a convidada desta conversa dedicada à poluição por plásticos.
 
A poluição por plásticos tornou-se um problema de interesse global, uma vez que o aumento da acumulação de plásticos e microplásticos tem vindo a ser reportada nos últimos anos. Os micro(nano)plásticos podem atuar como vetores de outros contaminantes ou microorganismos.
 

Numa conversa informal com a investigadora Teresa Rocha-Santos, serão discutidos os desafios inerentes à identificação e quantificação de micro(nano)plásticos atendendo ao seu tamanho e que tem implicações na determinação da sua origem, destino e impacto no ambiente.
 
Este Café de Ciência acontece em formato online e tem participação livre, sendo que o link de acesso à sessão está disponível aqui

Desde novembro do ano passado e ao longo de oito meses, este ciclo de Cafés de Ciência apresentou nove conversas com investigadores que tiveram como denominador comum o Mar, passando por temas como a preservação dos ecossistemas marinhos, o design e o mar, a evolução hidrodinâmica da Ria de Aveiro, simbioses no oceano, a pesca de pequena escala, entre outros.  

Todas as conversas foram registadas e podem agora ser revistas no canal da Fábrica no YouTube.
 
Esta iniciativa acontece no âmbito do Projeto "Mar Azul: comunicar para envolver e educar", promovido pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e é financiado pelo Fundo Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário