sábado, 6 de agosto de 2022

Águeda | Festival Internacional une povos de várias nacionalidades através da dança

Evento aconteceu ontem à noite, na Tenda AgitÁgueda e promoveu um verdadeiro encontro de culturas

O Festival Internacional de Dança de Águeda, organizado pelo Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, voltou a encher, ontem à noite, a tenda AgitÁgueda, no Largo 1.º de Maio, num autêntico encontro de culturas que interligou, a pretexto das danças tradicionais, povos de várias nacionalidades: Polónia, Paraguai, Canadá e Israel.

Antes do evento propriamente dito, as comitivas das várias nacionalidades foram recebidas no Salão Nobre da Câmara Municipal, com destaque para a presença da embaixatriz de Israel em Portugal que acompanhou o grupo israelita e o festival.

“Sejam bem-vindos a Águeda, à cidade mais colorida de Portugal”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, que agradeceu diretamente a Revital Shapira pela disponibilidade para acompanhar o evento. “É uma honra tê-la connosco”, declarou.

A embaixatriz enalteceu o encontro e a troca de culturas que promove, antecipando a certeza de que “vai ser um bom festival”.

“Esta é uma rica demonstração das danças e folclore de diferentes locais do mundo com a qual se valoriza a arte e cultura tradicionais, a diversidade e a multiculturalidade, num intercâmbio saudável e muito animado, para além de promover as tradições e o folclore do nosso concelho”, apontou ainda Edson Santos, agradecendo a todos terem vindo até Águeda para participar neste festival e pela dedicação pela salvaguarda de memórias e tradições de cada país.

Em palco, estiveram o Jerusalém Folklore Ensemble (Israel), o Mazurian Song And Dance Ensemble “Elk” (Polónia), o Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos (Portugal), a Companhia de danças Paraguai “República Saraki” (Paraguai) e o Vohon Ukrainian Dance Ensemble (Canadá), para além do Grupo de Cantares Populares de Bustelo que fez a introdução da noite de danças tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário