segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Pombal | Executivo aprova parecer de localização para implantação de novo parque eólico

O executivo pombalense aprovou, a emissão de parecer de localização para a instalação de um Centro Eletroprodutor Eólico a implantar numa área total de 787 hectares, abrangendo as freguesias de Abiul, Vila Cã e União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.
A empresa promotora pretende instalar o empreendimento, com um investimento estimado de cerca de 60 milhões de euros, em três fases, com uma duração máxima de 12 meses. O parque eólico terá uma potência instalada de 38,5 MW, estando previsto a instalação de sete aerogeradores de 5,5 MW de potência nominal cada um sobre torre de 150 m e rotor de 158 m de diâmetro.
Está ainda prevista a construção de uma subestação com cerca de 400 m2 de implantação, a qual terá como objetivo armazenar a energia produzida pelos aerogeradores.
O projeto é enquadrável nas opções de ordenamento constantes do Plano Diretor Municipal de Pombal, sem prejuízo do devido cumprimento das demais normas e regulamentos aplicáveis, e contribuirá para a concretização das metas traçadas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030, promovendo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável.
Para além da deliberação do executivo municipal, também as respetivas Juntas de Freguesia emitiram parecer positivo à localização do empreendimento. O processo destina-se à instrução de pedido de atribuição de licença de produção a apresentar à Direção-Geral de Energia e Geologia, por parte da entidade promotora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário