sábado, 24 de setembro de 2022

Ansião | Investidos num ano quase 50 mil euros no apoio à natalidade

O Município de Ansião já apoiou 49 famílias no âmbito do Programa Municipal de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família.

No balanço de um ano de implementação das medidas nele previstas, foram apoiadas 43 famílias na modalidade de incentivo à natalidade, num montante total de 44,5 mil euros, e 14 a nível de comparticipação em creche, num valor de 3265,36 euros.

O incentivo à natalidade traduz-se num subsídio pecuniário sob a forma de reembolso
de despesas elegíveis, a atribuir aos nascimentos ocorridos após a entrada em vigor do regulamento, com a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança, com um limite máximo de 1000 euros para o primeiro e segundo filhos e 1250 euros para o terceiro filho e seguintes.

A comparticipação de frequência em creche tem como objetivo apoiar na mensalidade
os agregados familiares recenseados e residentes no concelho de Ansião, revestindo a forma de atribuição de uma compensação pecuniária, sob a forma de reembolso da totalidade ou parte da mensalidade, com base no rendimento do agregado familiar.

Criado como instrumento que premeia e incentiva todos quantos escolham viver e projetar o seu futuro em Ansião, este programa de incentivos persegue a ação municipal de promoção de políticas sociais familiarmente responsáveis, que minimize os custos que advêm da parentalidade e favoreça o bem-estar e a qualidade de vida da população.

É, por outro lado, um mecanismo de atração e fixação de pessoas no concelho, atenuando os fatores que possam estar na origem da baixa taxa de natalidade, bem como de estimulação da economia local, prevendo a utilização dos apoios concedidos nos estabelecimentos comerciais do concelho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário