domingo, 25 de setembro de 2022

Câmara de Águeda consolida geminação com Município do Sal

 A criação de um espaço multimédia, bem como a modernização e informatização da Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, em Espargos, foram algumas das atividades realizadas

A Câmara Municipal de Águeda esteve, na última semana, na ilha do Sal, em Cabo Verde, onde apoiou a instalação de um conjunto de serviços de modernização administrativa, no âmbito do acordo de geminação entre os dois municípios, nomeadamente da Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, onde foi criado ainda um Espaço Multimédia. Visita oficial e de trabalho integrou o programa de comemorações do Dia do Município do Sal, assinalado durante toda a semana com várias atividades.

A comitiva aguedense, composta pelo Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Águeda e por técnicos municipais, foi recebida nos Paços do Concelho da Câmara do Sal e, após uma visita às instalações, foi dado início aos trabalhos de instalação dos referidos serviços e respetiva formação.

Estes projetos concretizados durante esta semana resultam de um trabalho de parceria entre as duas cidades irmãs e da vontade do Município do Sal em querer replicar o modelo e software de gestão utilizado pela Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA), sendo um contributo para o desenvolvimento social e cultural daquela ilha caboverdiana.

“É um privilégio estreitar estes laços e apoiar, nomeadamente com o nosso conhecimento técnico, o  progresso e modernização dos serviços prestados pelo Município do Sal”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que, a partir de agora “os recursos que estão na Biblioteca Municipal Manuel Alegre passam a estar ao dispor dos caboverdianos e vice-versa” salientou o edil, frisando que foi “uma semana intensa de trabalho e de cooperação institucional”.

No âmbito da modernização e informatização da Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, no Sal, foram fornecidos 12 novos computadores de secretária e respetivos acessórios, instalados por técnicos do Município de Águeda que se deslocaram ao Sal para a formalização deste projeto, para além de ter sido prestada formação técnica, bem como a disponibilização de novos serviços aos leitores, através da implementação do modelo e software de gestão utilizado pela BMMA, através do qual poderá ser consultado online, o Catálogo Coletivo da Rede de Bibliotecas de Águeda (com mais de 40 mil títulos disponíveis). Os munícipes do Sal passam a ter também, neste novo Espaço Multimédia, acesso grátis à Internet.

A inauguração deste novo espaço foi um dos pontos-altos da semana que a Câmara do Sal dedicou à celebração do Dia do Município. Na ocasião, Júlio Lopes, Presidente da Câmara do Sal, considerou que a disponibilização destes novos serviços são de grande relevância para a ilha do Sal. “Estamos a abrir uma porta para os jovens do Sal, para todas as pessoas que gostam de leitura, proporcionando mais este instrumento”, disse, mostrando-se disponível para partilhar a biblioteca com outras Câmaras Municipais do país.

A par destes projetos, no âmbito do acordo de geminação assinado em 2018, os dois municípios têm desenvolvido um trabalho profícuo de cooperação nos domínios do turismo, da cultura, da educação e do ambiente, de entre as quais se destacam projetos como “Tenho um Amigo” e a participação do Município do Sal nas Jornadas Internacionais do Turismo, organizadas pela Câmara Municipal de Águeda.

O projeto “Tenho um amigo”, cuja primeira atividade aconteceu em dezembro de 2021, na Escola Básica Fernando Caldeira, os alunos da turma do 6.º I tiveram uma “aula” online em conjunto com os “colegas” da turma do 6.º J da Escola do Sal, falando sobre aspetos culturais e das características dos seus territórios. Este é um projeto que irá prosseguir durante o ano letivo de 2022/2023, com ligações periódicas entre as duas turmas, onde continuarão a ser abordadas as temáticas relacionadas com lendas e histórias locais, projetos ambientais, bem como outros temas propostos pelos alunos destes dois territórios.

Para além do alargamento deste projeto e da modernização dos serviços da biblioteca, a deslocação a Cabo Verde permitiu ainda conhecer a realidade da população do Sal, nomeadamente nas áreas da educação, cultura, tecnologia, higiene urbana e ambiente, qualificação de mão-de-obra, formação profissional e emprego; bem como contactar com as entidades locais, potenciando outras ações futuras a serem desenvolvidas no âmbito do acordo de geminação.

A inauguração da atribuição do nome de Geneviéve Vinckier, nome de uma família pioneira do turismo no Sal, a uma zona pedonal à frente a unidade hoteleira Morabeza, o lançamento do livro de doutoramento do Presidente da Câmara do Sal, bem como a sessão solene do Dia do Município do Sal foram outras das atividades realizadas e que contaram com a presença dos mais relevantes dignitários do país, nomeadamente o Primeiro-ministro e do Ministro das Comunidades.

A par de Águeda, marcaram também presença outros Municípios portugueses com quem o Sal tem acordos de parceria e de geminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário