domingo, 25 de setembro de 2022

Família Columbófila de todo o mundo reuniu-se em Mira

Os Campeonatos Internacionais de Columbofilia Mira 2022 reuniram centenas de columbófilos de todo o mundo, este sábado, no Columbódromo Gaspar Vila Nova, em Portomar, no concelho de Mira, numa grande festa que envolveu várias gerações unidas pela paixão pelo pombo-correio.

Em competição estiveram 1435 pombos-correio, de 33 países, que foram soltos às 07:50, em Paderne, no Algarve. Os atletas começaram a chegar ao Columbódromo de Mira às 14:12. O primeiro pombo chegado é da Roménia e pertence a Florea Angelo Genovese, que se sagrou campeão do mundo de jovens, na categoria individual.
O Campeonato do Mundo, na categoria individual, foi ganho pelo norueguês Erik Tufte, em segundo lugar ficou o dinamarquês Benny Jorgensen, e o terceiro foi também para a Noruega e pertence à equipa Tim Igelkjon & Artur Nowaka.
Portugal foi o grande vencedor do Campeonato da Europa de Jovens (individual). Rafael Soares Lopes conquistou o primeiro lugar e o terceiro lugares do  pódio, a segunda posição foi para Florin Cristuinea, da Roménia. A equipa nacional Os Barros alcançou o terceiro lugar no pódio do FCI Grand Prix (individual), cujo primeiro classificado foi o romeno Florea Angelo Genovese e o segundo a Federação Maltesa - Sebastian Galdes que venceu o Campeonato da Europa (individual).
"Mais do que a vertente desportiva, gostaria de destacar o grande evento proporcionado aos columbófilos e suas famílias hoje em Mira", sublinha António Branco, vice-presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia. "Foi um dia de grande festa, de convívio intergeracional, que mostrou que a Columbofilia está bem viva", afirma.
 "A FPC está profundamente empenhada em manter a família columbófila unida e em atrair jovens para a modalidade", reforça António Branco. Nesse sentido, durante todo o dia, a zona envolvente do Columbódromo de Mira recebeu animação para crianças, com insufláveis, palhaços e pinturas faciais, além de barraquinhas. Também a centenária Banda Filarmónica Ressurreição de Mira abrilhantou o evento.
A sessão solene de abertura contou com a presença de José Luiz Jacinto, presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, Artur Jorge Fresco, vice-presidente da Câmara Municipal de Mira e de  István Bardos, presidente da Federação Columbófila Internacional.
Em disputa estiveram as provas finais do FCI Campeonato do Mundo e Campeonato do Mundo de Jovens, Campeonato da Europa de Columbofilia, nos escalões seniores e juniores, o Grand Prix de Portugal, prova a contar para o Ranking Mundial, o Torneio Ibero Latino-Americano, a Liga Nacional dos Campeões e o Campeonato Nacional de Jovens.
Destaque para o apoio da Câmara Municipal de Mira na organização do evento, bem como dos restantes parceiros (Instituto Português do Desporto e Juventude - IPDJ; Benzing, Petcup e Quinta da Lagoa).
As classificações, que só serão dadas como fechadas durante o dia de amanhã, podem ser acompanhadas em Campeonatos de Mira 2022 (fpcolumbofilia.pt)
Toda a emissão online, com declarações de vários intervenientes, está disponível no Facebook da FPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário