sábado, 1 de outubro de 2022

Comunidade brasileira em Portugal de olho nas eleições presidenciais

 
Em 2021, o distrito de Braga já acolhia cerca de 13 mil brasileiros, de acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)   -   Direitos de autor  Matias Delacroix/Copyright 2022 The Associated Press. All rights reserved
Enquanto o Brasil se prepara para a primeira volta das eleições presidenciais, este domingo, a milhas de distância, em BragaPortugal, a batalha eleitoral entre Jair Bolsonaro e Lula da Silva - os favoritos - é acompanhada com um misto de nervosismo e expectativa pela comunidade brasileira que aqui assentou, em nome de um futuro menos turbulento.
Nos últimos anos, a cidade no norte de Portugal transformou-se num autêntico "Eldorado" para muitos brasileiros.
São médicos, advogados, académicos, empresários, investidores, reformados, mas também há muitas pessoas que trabalham nos setores da hotelaria, da restauração e dos serviços em geral.
Nem todos têm sucesso, mas para muitos o porto de abrigo que encontraram em Braga é vital.
Chegam dos quatro cantos do Brasil, mas têm uma narrativa comum. Queixam-se da violência, da criminalidade, dos problemas económicos e da falta de perspetivas de futuro.
Com as presidenciais à porta, muitos sonham com um Brasil melhor, que lhes dê orgulho de ser brasileiros, para quem sabe, talvez um dia, regressarem.

Euronews


Nenhum comentário:

Postar um comentário