sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Cantanhede | Mostra patente até ao próximo dia 9 de janeiro de 2023 Abertura da exposição Nasceu um menino decorreu na Biblioteca Municipal

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede acolheu ontem, 15 de dezembro, a inauguração da exposição Nasceu um menino. A mostra é constituída por doze presépios elaborados pelas crianças dos Jardins de Infância dos Agrupamentos de Escolas Gândara Mar, Lima-de-Faria e Marquês de Marialva, do concelho de Cantanhede, nomeadamente pelos Jardins de Ançã, Cantanhede, Cordinhã, Corticeiro de Cima, Febres, Murtede, Ourentã, Pocariça, Sanguinheira, Sepins/Bolho, Tocha e Vilamar.

Na sessão de abertura esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, que contou ainda com a presença das Educadoras em representação dos Jardins de Infância que participaram na iniciativa.

O autarca aproveitou a oportunidade para louvar “o empenho, esforço e dedicação das educadoras de infância dos Jardins dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Cantanhede, que responderam afirmativamente ao convite endereçado pelo Município, através da sua Biblioteca, para participarem nesta iniciativa, envolvendo os mais novos, neste tempo mágico e encantador, cheio de tradições e vivências. Presépios estão muito bonitos, remetendo para a salvaguarda da identidade histórica do Natal, o seu significado e valor profundo, enquanto sinal de esperança e desafio de solidariedade, humanidade, justiça e paz, que decorre deste momento fascinante de um Deus que se faz Menino. Os trabalhos que revelam uma enorme criatividade e sensibilidade estética”. Pedro Cardoso afirmou, ainda, que esta é a ocasião ideal para “realçar o papel extraordinariamente importante que os educadores de infância desempenham no processo educativo e na formação integral das crianças, cujo trabalho é da maior importância para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. São elementos-chave no processo de ensino-aprendizagem e na qualidade da infância, e cujo trabalho merece os maiores elogios, pois fazem desse tempo e espaço, uma oportunidade de construir sonhos, estimular a criatividade, o interesse, a curiosidade, a partilha e as relações, afetos, através do que melhor sabem fazer, brincar”, concluiu.

Relembre-se que a mostra Nasceu um menino é constituída por trabalhos realizados pelas crianças dos Jardins de Infância dos Agrupamentos do concelho de Cantanhede e nela estão patentes presépios executados com materiais diversificados como papel, cartão, tecidos, madeira, rolhas de cortiça, plástico, vidro, corda, materiais naturais como paus, pinhas, musgo ou folhas vegetais, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário