segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Proença-a-Nova | Rali da Cortiçada promove desporto motorizado no concelho

 

A dupla Armando Carvalho e Ana Fernandes, num Peugeot 208 Vti R2B, venceu o Rali da Cortiçada na categoria Regularidade Sport Plus, seguindo-se no pódio as duplas Rui Borges e Luís Ribeiro, também num Peugeot 208 Vti R2B, e Paulo Ferraz e Tiago Silva, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo VII. Em Regularidade Histórica, o pódio foi ocupado no primeiro lugar por José Carvalhosa e João Martins, num Porsche 911 SC; Tiago Vital e Verónica Ferreira, num BMW E36 318is, classificaram-se em segundo lugar e Fernando Magalhães e Sergio Gonzalez, num Peugeot 104 ZS, em terceiro.

De acordo com Pedro Cristóvão, do Lusitânia Automóvel Clube, que organizou a prova com o apoio do Município de Proença-a-Nova, na categoria Sport Plus os dois primeiros classificados “andaram muito idênticos nos seus tempos” (10:02,10 e 10:02,77), enquanto que na categoria Histórica o primeiro classificado destacou-se com 82 pontos e a competição decorreu na luta pelo segundo posto (132 e 133 pontos respetivamente). Apesar de não estar integrado num campeonato, o Rali da Cortiçada foi a primeira prova oficial do calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, tendo sido aproveitado por muitos dos participantes - que competem em provas regionais e nacionais - para “afinar carros e melhorar prestações”.

Realizado em Proença-a-Nova no dia 4 de fevereiro, as 39 equipas inscritas a percorrerem 45 quilómetros em troços fechados, distribuídos por cinco etapas em dois percursos distintos: o primeiro com partida e chegada junto ao Malhadal, o segundo com partida em Vale das Balsas, passagem pelo Parque Empresarial e Pergulho e tomada de tempos em Vale de Água. Pedro Cristóvão adianta que “o figurino das estradas de Proença-a-Nova é propício a que se consigam troços que agradem a toda a gente”. No caso deste Rali, o troço da manhã, na zona do Malhadal, é muito rápido, com dois ganchos e algumas zonas mais técnicas. Foi o que causou mais problemas aos participantes, já que se registaram algumas saídas de estrada e um pequeno incêndio numa das viaturas. O troço da parte da tarde foi de mais agrado de todos, considerando que “é um troço mais completo, com zonas rápidas, zonas mais técnicas, zonas de mais atenção e outros sítios que podem criar dificuldade acrescida, bem como algumas ratoeiras”.

No momento da entrega de prémios, que se realizou no Parque Urbano Comendador João Martins - onde esteve instalado ao longo do dia o secretariado, parque de assistência, parque fechado dos veículos em prova e a zona de verificações técnicas -, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, felicitou todos os participantes e recordou a importância de se realizarem provas desta natureza no concelho. Para além de contribuírem para a atratividade do território, a partir de um desporto que tem condições ímpares para a sua prática, estas iniciativas promovem Proença-a-Nova como destino turístico, até porque a maioria dos participantes é de fora do distrito, vindo um pouco de todo o país.

Com esta edição, este é o quinto Rali disputado no concelho promovido pelo Lusitânia Automóvel Clube e Pedro Cristóvão deixa um agradecimento ao executivo municipal, aos trabalhadores do Município que colaboraram na prova e ainda aos elementos dos Bombeiros e da GNR que garantiram a assistência e segurança ao Rali da Cortiçada que teve bastante público concentrado nas zonas de espetáculo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário