segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Marinha Grande | BOMBEIROS DE VIEIRA DE LEIRIA CELEBRARAM 76 ANOS

 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria assinalou no passado dia 4 de fevereiro, o seu 76º aniversário.

A cerimónia comemorativa, realizada no quartel, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do Comandante Operacional Sub-Regional de Leiria, Carlos Guerra; do vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Eduardo Correia; do presidente da direção da Associação Humanitária, José Rodrigues; do comandante dos Bombeiros de Vieira de Leiria, João Lavos; entre outros representantes de entidades regionais e locais.
O presidente da Câmara salientou que “as missões desenvolvidas pelos corpos de bombeiros das associações humanitárias revestem-se de inequívoco interesse público”. Aurélio Ferreira reconheceu e agradeceu aos bombeiros pelo “contributo, trabalho e empenho, em prol da segurança das pessoas e bens, que são também uma prioridade para nós”. O presidente adiantou que “o Município da Marinha Grande está atento às carências e exigências dos Bombeiros, que reconhecemos serem legítimas”, por isso “queremos continuar a colaborar em tudo o que estiver ao nosso alcance”.
O Comandante Sub-Regional de Leiria, Carlos Guerra, destacou que “a Câmara Municipal tem reiteradamente feito um caminho muito interessante no que diz respeito ao apoio às corporações do concelho” e dada a reorganização dos serviços de proteção civil e a tendência de descentralização “o apoio aos corpos de bombeiros passará cada vez mais pelos municípios”.

O presidente da direção da associação, José Rodrigues, reforçou que a cerimónia pretendeu “valorizar os que dão o seu melhor, celebrarmos a entrega, dedicação, zelo e coragem dos bombeiros, que têm desempenhado um trabalho notável na sua atuação, para garantir o bem-estar da população” e que, por isso, “qualquer gasto com a proteção civil tem de ser vista como um investimento”. José Rodrigues desafiou a população a formar uma lista para os novos corpos sociais.

O comandante da corporação, João Lavos, reiterou que os bombeiros devem ser vistos com respeito, devendo ser encarada a possibilidade da sua profissionalização como forma de motivação. João Lavos acrescentou que “temos de ter uma visão estratégica para o futuro, temos de empenhar todos os meios e forças disponíveis, porque o voluntariado tem de ser recompensado”.

Para além dos discursos comemorativos, foram entregues condecorações e louvores aos bombeiros e medalhas aos sócios que completaram 50 anos de associados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário