segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Católica lança 3ª edição da Pós-graduação em Direito e Tecnologia. Inteligência Artificial, Cibercrime e Direito Laboral são temas da Pós-graduação em Direito e Tecnologia

 Como cristalizar o que é polimórfico, volátil e, por vezes, passageiro? Esta é a questão à qual a Pós-Graduação em Direito e Tecnologia, da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, pretende responder. Uma formação online que aborda temas como a inteligência artificial, a robótica, o comércio eletrónico, mas também o cibercrime e a prova digital, passando pelo direito laboral e tecnologia e a tributação digital.
A hiperespecialização académica e profissional, tão caraterística do nosso mundo, leva a que os operadores judiciários, preparados quase que exclusivamente para as tarefas de leitura e interpretação da lei, não disponham, em regra, das capacidades técnicas e académicas para a compreensão do horizonte material que cada um dos termos técnicos relacionados com novas tecnologias implica na vida prática,” salienta Pedro Freitas, coordenador da Pós-graduação em Direito e Tecnologia da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
 
Esta formação permite uma visão abrangente sobre áreas de interseção entre o direito e a tecnologia. “Atendendo à crescente e permanente transmutação trazida pela tecnologia às mais diversas atividades humanas, é desejável, se não mesmo imperativo, que se proceda a uma reanálise e (eventual) reconfiguração dos cânones jurídicos tradicionais,” conclui Pedro Freitas. A Pós-Graduação em Direito e Tecnologia tem como grande objetivo dar resposta a uma necessidade de formação neste domínio multidisciplinar, indo também ao encontro das linhas estratégicas da Escola do Porto da Faculdade de Direito, assim como dar continuidade ao nível pós-graduado, já realizado na unidade curricular de Introduction to Law and Technology da Licenciatura em Direito.
 
A formação dos juristas em Portugal não é, em regra, adequada apara os preparar para os desafios colocados pelas novas tecnologias. Salvo casos excecionais, como é o caso da nossa Faculdade, estas matérias não são abordadas logo no 1.º Ciclo de Estudos e isto leva a que só no mercado de trabalho se torne explícita a importância destas matérias,” acrescenta o docente.
 
Pedro Freitas destaca que os maiores desafios da área “existem e são, essencialmente, dois: a disponibilidade para acompanhar as novas tendências tecnológicas; e a capacidade de compreensão do fenómeno tecnológico. A um jurista preparado para os novos desafios societários não se exige apenas um domínio exímio da ciência jurídica. É óbvio que continua a ser essencial a capacidade de compreender o sentido e alcance dos princípios e das regras jurídicas e, em geral, das minudências da metodologia do direito. Disponibilidade intelectual e temporal são fatores-chave para o sucesso.”
 
Pós-graduação em Direito e Tecnologia arranca em março de 2023 e irá decorrer exclusivamente em formato online, com uma duração de 154 horas letivas de contacto direto assegurado por académicos portugueses e estrangeiros, e profissionais com experiência relevante nas diferentes áreas temáticas abordadas. Destina-se particularmente a advogados, juízes, solicitadores, notários, juristas em geral, gestores e consultores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário