quinta-feira, 12 de outubro de 2023

6.ª edição do Innovation-Days decorre nos dias 30 de outubro e 3 de novembro. Estudantes e investigadores desenvolvem ideias inovadoras no Rovisco Pais

 
A 6.ª edição do Innovation-Days vai decorrer no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, na Tocha, nos próximos dias 30 de outubro e 3 de novembro.
Trata-se de uma organização da Universidade de Coimbra, em colaboração com o CNC - Centro de Neurociências e Biologia Celular, Biocant - Associação de Transferência de Tecnologia, Hospital Arcebispo João Crisóstomo e Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, que tem como público-alvo estudantes do ensino superior e investigadores, que serão desafiados a desenvolverem ideias inovadoras para solucionarem problemas reais identificados por organizações da área da saúde, tudo num período de 24 horas.
A iniciativa é organizada no âmbito do programa europeu EIT Health (www.eithealth.eu) e decorre em paralelo com outros 26 parceiros europeus, entre os quais a IESE Business School (Barcelona), o Karolinska Institute (Suécia) e a Universidade de Sorbonne (França).
Esta iniciativa traz uma dupla vantagem: por um lado dá a conhecer as unidades de saúde do nosso concelho e por outro permite colocar a comunidade académica e científica a debruçar-se e a solucionar problemas concretos”, refere a presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio.
Ao longo do Innovation-Days os participantes recebem formação no âmbito da inovação e empreendedorismo, design thinking, pitching e mentoria. É promovido o trabalho em equipa entre os vários participantes que terão como objetivo a resolução de desafios propostos pelo Hospital Rovisco Pais e Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais através de ideias inovadoras.
Para o dia 30 de outubro está programado que as equipas, acompanhadas por mentores, desenvolvam uma solução para um problema selecionado.
A 3 de novembro, dia da sessão final, as equipas fazem uma apresentação da proposta que desenvolveram durante a iniciativa perante um júri que selecionará o melhor projeto, que receberá um prémio de 500€ e a possibilidade de participar na final do Idays, em Itália.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário