quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Carnaval Buarcos/Figueira da Foz 2024. Animação na Avenida do Brasil ao longo de quatro dias


Carnaval regressa a Buarcos e promete encher a Figueira da Foz

Depois de meses de preparação e longas noites “mal dormidas”, escolas de samba, grupos alegóricos e foliões individuais saem no segundo fim-de-semana de fevereiro à rua para festejar o Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz. Considerada um dos “melhores sambódromos naturais” do pais, a Avenida do Brasil, em Buarcos, vai ser inundada de cor e fantasia

As celebrações, já se sabe, contam com o real beneplácito de suas altezas, a Rainha Bruna Gomes – Youtuber de renome e mais conhecida do publico português pela sua participação no programa de tv “Big Brother” – e o Rei Alvaro Maia – um homem bem habituado a toda a azáfama do evento em que desta feita vai reinar.

O programa do auge deste Carnaval 2024 começa na sexta-feira dia 09, a partir das 10 horas, com o já tradicional desfile de Carnaval Infantil, um dos eventos mais apreciados por pais, professores e alunos dos estabelecimentos pré-escolares e de primeiro ciclo do concelho da Figueira da Foz. A edição deste ano irá ser uma das mais participadas de sempre, esperando-se qualquer coisa como cerca de 1700 crianças devidamente mascaradas e preparadas para um desfile de radiante alegria e pura diversão.

No sábado, dia 10 será a vez das três escolas de samba do concelho apresentarem na Avenida os enredos preparados para 2024. O recinto do desfile noturno (começará pouco depois das 21h30) será como no ano de 2023 ao meio da Avenida do Brasil, com entrada pelo Largo da Lapa. O acesso custa 3€ e permite apreciar o desfile das escolas de samba Novo Império, A Rainha e Unidos do Mato Grosso.

Este desfile de sábado é também o momento em que os jurados nomeados para o efeito realizam a apreciação, votação e classificação das três escolas, num processo cujo resultado será conhecido após o desfile de terça-feira, na festa de entrega dos prémios de Carnaval.

Relativamente aos enredos escolhidos, a escola de samba Novo Império vai apresentar “Era uma vez em Abril”, e a escola Unidos do Mato Grosso leva à Avenida o desfile “All you need is love – O que é o amor?”. “Indonésia” é o tema escolhido pela escola de samba A Rainha.

Estas mesmas três escolas voltam a entrar em ação no domingo dia 11, a partir das 14h45, já integradas no grande desfile de Carnaval que envolve também coletividades, grupos, Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião e foliões espontâneos. O alinhamento prevê que o primeiro conjunto a entrar na Avenida seja A ACR Bom Sucesso - Samba no Pé, com o tema “o jogo”. Segue-se a primeira escola de samba da tarde, Novo Império. Avança depois a coletividade de Buarcos o GIS (Grupo Instrução e Sport), com o tema “Quebra-nozes”. o Grupo Cáritas Infante D. Pedro, que promete levar à Avenida o tema“Arte e Açucar” que abre depois alas para a passagem da Escola de Samba Unidos doMatogross. A Sociedade Instrução e Recreio de Lares é a “senhora que se segue” na avenida, com o tema “Divertilândia com Pipocas e algodão Doce”. A fechar os grupos desta primeira tarde de Carnaval surge o Grupo Recreativo e Desportivo da Chã com o tema “Ferrar é o que está Dar”. A última escola a desfilar nesta primeira tarde será a “Rainha”, imediatamente antes do carro alegórico da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião que promete a dose certa de irreverência com o tema “Os milhões a voar e o Zé a pagar”. A fechar o desfile, como habitualmente, surge o carro dos Reis de Buarcos / Figueira da Foz 2024.

Este desfile, com entradas situadas nos topos Norte (Rotunda do Pescador), Sul (Rotunda do Galante) e sensivelmente a meio (largo da Lapa), desenvolve-se de Sul para Norte e terá um valor de entrada de 5€ por pessoa. Para evitar congestionamentos de trânsito, a organização recomenda aos visitantes que procurem estacionar no Parque da Avenida de Espanha (conhecido como parque das gaivotas, junto à Torre do Relógio), ou nas áreas de estacionamento existentes a Norte, na zona de Buarcos/Tamargueira.

Na terça-feira, dia 21, repete-se a dose de domingo, apenas com alteração da ordem de desfile das escolas de samba.

Com um orçamento na ordem dos 195 mil euros, parcialmente comparticipados diretamente pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, o Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz espera atrair à cidade mais de 25 mil pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário