segunda-feira, 18 de março de 2024

RODA DE CONVERSA sobre VIVER COM A DIFERENÇA DA TRISSOMIA 21

 No próximo dia 23 de março, pelas 15:45 horas, na Clínica Fisio André Viegas (em Cantanhede), será realizada mais uma sessão de Rodas de Conversa dinamizada pelo Projeto “Feminismo para Tod*s”, desta feita subordinada ao tema “Juntas na diferença: a mãe e a profissional”, com entrada livre.

Num mês em que se comemora o Dia Mundial da Trissomia 21, Cristina Azevedo, mãe de filho com Trissomia 21 e educadora de infância, é a convidada escolhida para o papel de oradora, onde irá partilhar a sua experiência sobre viver com a diferença, quais as dificuldades e os estigmas que as pessoas com esta síndrome e as suas famílias enfrentam.
Segundo as mentoras do projeto, “educar uma criança é um desafio, mas educar uma criança que nasce "diferente" é um duplo desafio. É à mãe e à mulher que instintivamente se atribui o papel de cuidadora. Uma tarefa hercúlea sobre satisfazer necessidades físicas, emocionais e pedagógicas especiais de uma criança, sobre promover a integração e inclusão da criança na sociedade, e ainda sobre conciliar tudo isto com as necessidades e identidade próprias da Mulher”.
Recorde-se que o projeto “Feminismo para Tod*s” surgiu em 2022 a partir de um movimento social espontâneo de 4 amigas, no concelho de Cantanhede, com o propósito claro de contribuir para uma vida em sociedade mais equilibrada, justa e inclusiva, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a tomada de consciência para problemas que são de tod*s nós.
Este projeto dinamiza "Rodas de Conversa" com uma periodicidade mensal, que se realizam em locais diferentes do concelho de Cantanhede, procurando criar momentos de reflexão construtiva, discussão e partilha de vivências, opiniões e experiências. O ambiente é informal e descontraído, por forma a que todos os presentes se sintam à vontade de participar ativamente em conversas sobre diversas temáticas que, de forma direta ou indireta, abordam várias perspetivas do feminismo, igualdade de género, defesa dos direitos humanos, cidadania, entre outros.

*As dinamizadoras do projecto Feminismo para Tod*s
Ana & Célia & Sofia & Tânia


Nenhum comentário:

Postar um comentário