terça-feira, 16 de abril de 2024

Prova teve três percursos distintos. “PORTO GAIA GRANDFONDO” VOLTOU A PASSAR POR CASTELO DE PAIVA

Reabastecimentos realizados na urbe paivense
A exemplo do ano transacto, no passado Domingo, o território de Castelo de Paiva recebeu a 3ª edição do 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐆𝐚𝐢𝐚 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨, um evento desportivo aberto a todos os entusiastas do ciclismo, que teve partida no Porto, e chegada em Vila Nova de Gaia e passagens por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca e Santa Maria da Feira, sendo que, os mais de 1000 participantes inscritos podiam escolher entre três percursos possíveis, de acordo com a quilometragem e o seu grau de preparação, nomeadamente o 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (54,5 km), 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐨𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (108,5 km) ou 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (156,5km).
Já em 2023, o território de Castelo de Paiva tinha recebido esta importante jornada desportiva, mas nesta temporada, o Porto Gaia Granfondo voltou a marcar presença no calendário velocipédico nacional, registando-se a partida no coração da cidade invicta, na marginal do Douro, e final junto ao quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.
Mas o percurso da prova não se limitou apenas a estas cidades separadas pelo Rio Douro, percorrendo também os concelhos de Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca, Santa Maria da Feira, municípios que foram visitados no percurso do Granfondo, tornando este dia ainda mais intenso com tantos ciclistas nestas regiões.
Após a partida no centro do Porto, os ciclistas subiram ao longo do Rio Douro levando à primeira separação de percursos. O Minifondo, percurso mais curto e ideal para iniciantes, atravessou a Barragem de Crestuma, até ao topo da N222, local que será comum aos outros 2 percursos. Apesar da subida, tratou-se de um percurso acessível para os menos preparados (54,5km e 897m de acumulado).
Já os participantes do Mediofondo, percurso intermédio, e do Granfondo, mais extenso e exigente, tiverem alterações de ultima hora, pelo que continuaram a subir o rio até atravessar a Ponte de Entre-os-Rios, sendo que, pelo caminho algumas subidas ficaram para trás e fazendo a primeira selecção de ciclistas. Foi quando se atravessou a ponte que as verdadeiras dificuldades começaram.

Em direcção a Castelo de Paiva, onde aconteceram dois reabastecimentos e ligeiro descanso, na Rotunda da ADEP e no Largo do Conde, o Rio Douro ficou para trás para o Granfondo, enquanto o Mediofondo foi serpenteando a EN 224 na freguesia de Real, até virar na Cascavalhosa, no sentido do Couto Mineiro do Pejão.
Descidas bonitas pelo território mineiro, até ao encontro da EN 222, onde o sobe e desce foi uma constante, mas a paisagem compensou, e até Canedo destacou-se uma subida de mais de 4km que deixou as últimas marcas antes dos participantes começarem a dirigirem-se para VN de Gaia onde estava a meta, completando-se o percurso de 108,5 km.
Por último, nesta edição, o Granfondo ao chegar a Castelo de Paiva mudou de trajectória na Rotunda da ADEP para seguir pela EN 225 em direcção à Ponte da Bateira, subindo a estrada do Vale do Paiva até Vila Viçosa, onde viraram para Arouca, percorrendo subidas mais acentuadas até ao cruzamento do alto de Canelas na EN 326-1
Foi apenas uma distracção para o que ainda faltava percorrer por terras de Santa Mafalda. No cruzamento de Santa Eulália, houve mudança de trajecto, e o percurso sinuoso da EN 224 dividiu o pelotão, mas tudo o que desce, também sobe, sendo precisamente neste momento que, os ciclistas desta classe, tiveram de subir e descer até à Cascavalhosa, com a prova de volta ao território de Castelo de Paiva, pelas EM 504 e 503 até Pejão - Folgoso - Oliveira do Arda, onde se juntam novamente com o Mediofondo.
Restava entrar na EN 222 e passar junto às antigas Minas do Pejão, e em Canedo, mas quem chegou até aqui, certamente terminou bem esta  bonita experiência velocipédica, completando em Gaia, mais de 156,5 Km percorridos.
Depois do campeão Miguel Indurain na 1ª edição e Alejandro Valverde, na 2ª edição da prova, Mário Cipollini, ciclista italiano, conhecido como "Super Mário", ex-campeão do mundo de estrada, com mais de 180 vitórias e considerado um dos maiores velocistas de todos os tempos, envergou este ano o dorsal número 1 desta prova organizada pela Academia da Bicicleta Cândido Barbosa.
Em termos de classificação, no Grandfondo, a prova principal, David Mayo Vivas, da Love Tiles, foi o vencedor com 2h18m50, enquanto o segundo classificado foi Gonçalo Freitas, da mesma equipa, com 2h19.20 e Diogo Graça, o terceiro a cortar a meta, com um registo de 2h19.34, com Pedro Silva Seabra, do Paredes Aventura / Biketeam, a fazer 2h19.34 e Carlos Martins, da Multimoto /RStar, em 5º lugar, com o mesmo tempo.
No Mediofondo, Nuno Torres triunfou no percurso intermédio, com 1h34.33, enquanto Cláudio Santos, do Paredes Abentura/Biketeam, conseguiu o mesmo tempo e Casimiro Oliveira, em 3 ºlugar, com o registo de 1h36.08.
Por ultimo, no Minifondo, Fábio Abreu, da Casa do Povo da Retorta, ganhou o percurso mais curto, com 1h16.35, com Henrique Daniel a garantir o segundo lugar com o mesmo tempo e Marco Correia fez 1h16.36 e assegurou o 3º lugar da prova.
José Rocha, congratulou-se com a repetição desta passagem por Castelo de Paiva de um grande evento desportivo, que potenciou uma presença alargada de espectadores nos acessos à vila e arredores, numa jornada orientada para a valorização do ciclismo associado ao ambiente que nos rodeia.
O autarca paivense considerou ser esta uma ocasião única de proporcionar aos visitantes uma oportunidade para redescobrirem a beleza paisagística do concelho e as suas potencialidades turísticas, evidenciando o seu património histórico, a sua afamada gastronomia, a doçaria tradicional e o apreciado vinho verde.
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva apoia a realização desta prova no seguimento da política que tem sido desenvolvida no âmbito da atracção de provas desportivas que promovam o território e atraiam turistas e visitantes, sendo esta mais uma oportunidade de acompanhar uma prova desportiva de âmbito nacional, contando com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e GNR local.