segunda-feira, 8 de julho de 2024

Festival dos Canais 2024; Aveiro assina carta de compromisso com a ciência, a inovação e tecnologia; stágio de Dança de Aveiro 2024

 I – Festival dos Canais 2024:
Música, teatro, dança, novo circo e gastronomia celebram a cultura e sustentabilidade em Aveiro

“O Festival dos Canais é já uma marca da programação anual, este ano com o motivo especial de sermos Capital Portuguesa da Cultura, apostando no Festival dos Canais como um dos epicentros deste ano ímpar que estamos a viver. Queremos continuar a ocupar um espaço específico e único, também tirando proveito das caraterísticas específicas e únicas que Aveiro tem e a própria afinidade (que não é acaso), da nossa referência a “Aveiro, Cidade dos Canais” pelo próprio Festival dos Canais”, avança o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, no lançamento da edição 2024 do Festival dos Canais.
Um concerto inédito que junta o músico Castello Branco à cantora e compositora Garota Não, a escola Palco Central e o coletivo Coro Santa Joana ( ambas estruturas de Aveiro) e as atuações de Mariza e dos Resistência, o espetáculo "ACQUA FORTE, a phantasmagoria on the water” da Companhia francesa Ilotopie, o projeto “ The Air Between Us da companhia Chloe Loftus & Rodney Bell-  são alguns dos momentos altos do Festival dos Canais 2024, que irá decorrer em Aveiro entre 17 a 21 de julho. Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, o festival tem a sustentabilidade como pano de fundo.
Durante cinco dias, Aveiro será a capital das artes de rua, com música, teatro de rua, dança, novo circo, atividades para crianças, gastronomia, entre outras iniciativas. Uma programação diversificada e para vários públicos
Para José Pina, Diretor do Festival, “a edição de 2024 reforça a sua dimensão internacional como evento que se tem vindo a afirmar sustentadamente nos últimos anos e cria condições para Aveiro se afirmar como um dos territórios nacionais mais marcantes no que diz respeito à criação e fruição artística, assim como potencia as estruturas artísticas locais ao terem a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos, em contextos muito diferentes do que estão habituadas. A edição deste ano é também fortemente marcada pelo tema do terceiro trimestre de Aveiro 2024, a sustentabilidade, em várias perspetivas: ambiente, comunidades e territórios”, disse.
Artes e espetáculos
A programação artística inclui quatro espetáculos únicos sobre a água, dois dos quais inéditos. "Derivas na Ria", uma encomenda de Aveiro 2024 a André Braga, Cláudia Figueiredo e a Companhia CIRcoLando, convida o público a uma viagem pela Ria de Aveiro, misturando de forma harmoniosa memórias e ficção. "ACQUA FORTE, a phantasmagoria on the water", criado pela prestigiada companhia francesa Ilotopie, é outro espetáculo imperdível.
O festival apresenta ainda "Sliding Slope" de Hellend Vlak, uma reflexão sobre as ameaças climáticas, e a instalação "Cygnus", que iluminará o Cais da Fonte Nova.
Também vai ser possível desfrutar de dois espetáculos internacionais com artistas em cadeiras de rodas: "The Air Between Us" de Chloe Loftus e Rodney Bell, e "Frock" da Stopgap Dance Company.

Atividades para todos
O festival volta a oferecer dois dos seus recintos mais emblemáticos: A Sala de eSTAR, equipada com mobiliário doméstico, e a Funky Beach, uma praia urbana com areia, ambos proporcionando serviços de bar, concertos e DJs. O Jardim das Brincadeiras será um espaço acolhedor e repleto de atividades para crianças e famílias.

Gastronomia e música
A gastronomia e a música vão estar lado a lado de 19 a 21 de julho, com o evento do Chefs On Fire. Vai ser possível assistir a demonstrações de chefs de renome a cozinhar em fogo lento, saboreando as suas receitas ao som das músicas de Pedro Mafama, Rita Vian e Moullinex. Os bilhetes para este evento gastronómico estão disponíveis no site oficial do Chefs On Fire.

Encontros artísticos e internacionais
O festival será também um ponto de encontro entre artistas, estruturas e organizadores de festivais nacionais e internacionais, destacando a presença de representantes de festivais europeus, incluindo os Festivais do País Basco e o Greenwich+Docklands International Festival de Londres. Este intercâmbio resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Aveiro e o Governo do País Basco, com o objetivo de fomentar futuras colaborações.
Consulte a programação dos Festival dos Canais em: https://www.festivaldoscanais.pt/

Science Comes to Town 2026
II – Aveiro assina carta de compromisso com a ciência, a inovação e tecnologia
A Câmara Municipal de Aveiro associou-se ao programa “Science Comes To Town 2026”, uma iniciativa europeia do Centro de Ciência Viva, que teve o seu evento de lançamento, no último dia 26 de junho.
O Presidente da CMA, Ribau Esteves, que marcou presença do evento inaugural, foi um dos signatários da carta de compromisso da iniciativa colaborativa “Science Comes To Town 2026”, “um programa nacional e europeu concebido para despertar a paixão pela ciência, tecnologia e inovação em todos os recantos de Portugal e do resto da Europa”.
O Município de Aveiro será assim uma das Cidades que irá colaborar com apoio nas interações entre a iniciativa e as empresas e os estabelecimentos de ensino do Município, além do apoio logístico e financeiro, ações de promoção e voluntariado, para as ações que se verifiquem necessárias.
A CMA reconhece o impacto significativo que esta iniciativa tem na promoção da confiança na ciência, fomentando o envolvimento da comunidade e a promoção da curiosidade e da inovação nos Aveirenses.

III – Estágio de Dança de Aveiro 2024:
A dança toma conta da Capital Portuguesa da Cultura
Aulas de dança clássica e contemporânea, hip hop, teatro, laboratórios criativos são algumas das atividades incluídas durante o Estágio de Dança de Aveiro, que decorre até 13 de julho em diversos locais da cidade de Aveiro. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro no âmbito da programação do segundo trimestre de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
Com curadoria do renomado coreógrafo Victor Hugo Pontes, o Estágio de Dança de Aveiro assume-se como um ponto de encontro para bailarinos profissionais, estudantes de dança e entusiastas da arte. O evento promete uma semana de intensa experimentação e aperfeiçoamento de diferentes técnicas de dança.
O Estágio de Dança terá também um programa aberto ao público, a arrancar logo no domingo, dia 7, às 18h00 com a 2ª edição da Aveiro Dance Battle, que atribui prémios para as modaliaddes Breaking Kids e Breaking Pro, tendo o consagrado Max Oliveira como anfitrião. Além desta sessão, haverá a projeção do filme "Anomalias", de Rita Quelhas, e a apresentação dos projetos selecionados em Open Call, aos quais foram atribuídas bolsas de criação.

Programação Detalhada:
Data: 7 a 13 de julho de 2024
Horário: Segunda-feira a sábado, das 9h45 às 17h30
Locais: Diversos locais em Aveiro

Lembramos que a entrada para residentes e/ou naturais de Aveiro e para membros das Escolas de dança de Aveiro tem desconto de 20% no preço.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário