sexta-feira, 23 de agosto de 2024

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “ARDENÍADAS”

 O livro “Ardeníadas” é um livro de poesia épica, composta por 25 cantos, em oitava real, escrita em 2017, mas publicada apenas em 2024.
A ação central do livro é a História e a cultura da freguesia de Nespereira, concelho de Cinfães, descrevendo fatos, lendas, tradições e personagens importantes na freguesia, desde as mais antigas e históricas figuras até ao mais simplório atual, lugares marcantes, lendas, passando até pelas histórias de terras vizinhas.  

O nome do livro, “Ardeníadas”, deriva do rio que atravessa a freguesia de Nespereira, o Ardena, onde estão as musas deste rio… as Ardeníadas!  
O Autor: 
Nascido em Resende-RJ, no Brasil, em 18 de maio de 1977, Ercílio de Almeida Matias Galhardo Neto, que deve o nome ao seu avô paterno, Ercílio de Almeida Matias Galhardo, é filho do economista José Alfredo Semblano Galhardo e da professora Catarina de Sena Almeida Machado Semblano Galhardo.
Neto paterno do já referido Ercílio Galhardo, proeminente jurista e docente universitário no Brasil, para onde emigrou depois da separação da sua avó, Augusta do Amaral Semblano, mulher dos sete ofícios e credora do carinho dos seus conterrâneos, é neto materno de Edgar da Silva Machado e da ex-vereadora da Câmara de Vereadores de Resende/RJ, Helena de Almeida.
Ercílio Galhardo Neto veio para Portugal com 5 anos de idade, em 1982, com os seus pais e seu irmão Francisco, tendo inicialmente e por implicações profissionais do pai, ido residir para Felgueiras, onde estudou, até à mudança definitiva para Nespereira - Cinfães, terra da família paterna, em 1994.
Aqui, iniciou um percurso, que ainda hoje trilha, de uma participação intensa na vida social e no movimento associativo, mas também político, da freguesia e do concelho- sendo, atualmente, deputado municipal em Cinfães- num padrão que de resto manteve, quando entre 2011 e 2018 esteve novamente no Brasil.
Interessado pelas artes e pela cultura, o autor, é músico, pintor e escritor, sendo de facto a escrita, a maior das suas paixões, que agora se traduz no lançamento deste que é o seu primeiro livro, a título individual.

*Ercílio Galhardo Neto
** Joaquim Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário