A Comunidade Intermunicipal propõe para esta quadra festiva as melhores experiências e propostas turísticas dos 14 municípios.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões pretende que dezembro seja um mês inesquecível para quem visita ou vive na região. Para tal, lançou a campanha “O Natal em Viseu Dão Lafões”, promovendo as inúmeras experiências disponíveis nos 14 municípios que compõem o território.
A iniciativa destaca os principais ativos turísticos da região, caracterizados pela diversidade e qualidade, que atraem cada vez mais visitantes, como comprovam os números mais recentes do INE. Em evidência estarão, entre muitos outros ativos, a rede de percursos pedestres e cicláveis, as exuberantes paisagens naturais, as estâncias termais, que convidam ao relaxamento e ao bem-estar, o rico património histórico e artístico, bem como a cultura e as tradições das comunidades locais.
Como não podia deixar de ser, "O Natal em Viseu Dão Lafões" não ignora a "Carta dos Segredos Gastronómicos" e o património gastronómico da região, destacando o receituário tradicional associado a esta quadra, da Aletria, às Filhós de Abóbora, sem esquecer as Rabanadas e outras receitas típicas, numa celebração dos sabores e saberes da cozinha tradicional de Viseu Dão Lafões.
Nesta quadra especial, a campanha dá também a conhecer os principais Mercados de Natal que se realizam no território, com venda de produtos artesanais, locais e biológicos, onde os visitantes podem usufruir de momentos memoráveis, com animação musical, teatral e infantil.
À semelhança de anos anteriores, a Comunidade Intermunicipal disponibiliza as suas redes sociais aos 14 Municípios, permitindo-lhes promover as iniciativas locais mais relevantes do período festivo, como espetáculos, concertos, exposições, workshops e muitas outras atividades de Natal e Passagem de Ano, como as tradicionais festas de rua, concertos de música ao vivo, pistas de gelo, comboios turísticos, iluminação de Natal e parques temáticos, que animam os centros urbanos e proporcionam momentos especiais a todos os visitantes e habitantes da região.
Reforçando esta comunicação, a APP Viseu Dão Lafões dará aos visitantes informações sobre as atividades, eventos e locais de interesse na região, permitindo-lhes explorar todas as opções disponíveis durante o Natal e a Passagem de Ano. Através da app, será possível ficar a par das festas e celebrações de Ano Novo nos diferentes municípios.
Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “a época de Natal em Viseu Dão Lafões é uma ocasião para celebrar a identidade da nossa região. Com esta campanha, queremos reforçar a ligação entre os municípios e os visitantes, mostrando como cada canto de Viseu Dão Lafões brilha com as tradições e o espírito acolhedor que nos caracteriza. É um convite a descobrir, viver e sentir o Natal de uma forma autêntica.”
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha que "esta campanha pretende ser um convite à descoberta da riqueza cultural, gastronómica e humana da região. Pretendemos mostrar que, em Viseu Dão Lafões, dezembro é um mês de experiências inesquecíveis, com uma oferta que combina a tradição natalícia e a modernidade. As ruas iluminadas, os mercados de Natal, as celebrações e a gastronomia sentimental beirã que associamos ao Natal fazem desta época uma verdadeira festa dos sentidos. É este o espírito com que queremos conquistar quem nos visita."
"Mais do que celebrar o Natal e a Passagem de Ano, o nosso objetivo é dar a conhecer aquilo que torna o nosso território ímpar, reforçando o orgulho local e cativando quem nos visita, oferecendo-lhes momentos ímpares e de magia que só Viseu Dão Lafões consegue proporcionar nesta quadra muito especial", concluiu.
Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.
*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões
**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário