À medida que envelhecemos as capacidades físicas e cognitivas vão diminuindo assim como a capacidade de Rir. Com o início de certas doenças tais como a Doença de Alzheimer e a Demência Senil, a capacidade para compreender o humor diminui. Tarefas simples tornam-se difíceis e os níveis de frustração aumentam, o que dificulta a capacidade dos idosos para Rirem.
Perante estas condições, as Sessões de Riso são perfeitas para melhorar a sua saúde e bem-estar, uma vez que ajudam a criar laços emocionais e são uma das ferramentas mais poderosas contra a depressão. Os idosos voltam a Rir e a ter alegria outra vez. Tendo em conta que é um processo físico e não requer capacidade cognitiva.
A prática de 15 minutos de Riso por dia aumenta as capacidades de memória, raciocínio e intelectuais, fortalece o sistema imunitário, aumenta os níveis de oxigénio nas células do corpo, ajuda a diminuir o stress, gera uma atitude positiva, aumenta a autoestima , aumenta o ritmo cardíaco a um nível comparável a qualquer exercício aeróbico.
Com base nestas evidências e aproveitando as sessões dinamizadas pelo Centro de Saúde de Ponte de Sor duas vezes por mês na Associação Caminhar, foi realizada pela Enfermeira Marília Estrada da UCC , uma pequena sessão esclarecedora sobre os benefícios do Riso na saúde física, mental e social seguida de Sessão de Riso. Nesta sessão foram abrangidas 12 alunas da Universidade Sénior. Foi um momento maravilhoso com partilha de muitas gargalhadas.
“Rir torna-nos mais felizes e proporciona felicidade a quem está à nossa volta . Não me rio porque sou feliz , rio para ser feliz “ – Marília Estrada.
ULSAALE
*José Rui Marmelo Rabaça
Nenhum comentário:
Postar um comentário