quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

COMO FAÇO PARA DAR SANGUE?


Dar sangue é muito fácil, e é uma excelente maneira de contribuir com recursos valiosos para a comunidade médica, especialmente se você tiver um tipo de sangue raro. Muitas pessoas precisam de transfusões de sangue em algum momento de suas vidas, doando sangue, você vai garantir que os estoques de sangue continuam a ser elevados para aqueles que deles necessitam. Muitas pessoas só são motivadas em doar sangue durante as catástrofes nacionais, mas o sangue fresco é constantemente necessário.

Se o leitor desta mensagem quiser doar sangue, o primeiro passo é deslocar-se ao Posto Fixo da ADASCA (Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro) em Aveiro, localizado no Mercado Municipal de Sangue, Rua de Ovar.

A internet é um excelente recurso para encontrar locais onde se pode dirigir para efectuar a sua dádiva, para tanto basta pesquisar em “onde posso doar sangue em Aveiro”.

No momento em que o leitor pretende dar o sangue, deve tomar uma refeição ligeira | saudável, e procurar ter uma noite de perfeito descanso para que não possa se sentir fraco após a doação.

Quando você comparecer no local para dar sangue, o administrativo da entidade que realizar a recolha, vai pedir sua identificação e um cartão de dador no caso de já o ser, ou o Cartão de Cidadão. Um membro do pessoal do banco de sangue irá fazer uma série de perguntas para ver se ou não a sua doação de sangue é segura, verificar o estado de saúde, através do preenchimento de um questionário, que posteriormente será analisado por um médico.

Após sua avaliação clínica, no caso de reunir as condições para doar sangue é encaminhado para uma cadeira para fazer a sua doação. A enfermeira avalia a saliência das veias do seu braço e inserir uma agulha pequena para colher o sangue. Em cerca de 10 minutos, sua doação será concluída (caso não aja uma reacção adversa à dádiva), e a enfermeira pede-lhe para esperar alguns instantes antes de levantar da cadeira, como a doação de sangue pode tornar algumas pessoas momentaneamente tontas. Seguidamente também pode ser oferecido um sumo ou um "cookie" para ajudar a trazer o seu açúcar no sangue.

Além de doar sangue, você também pode dar plaquetas em um processo chamado apherisis. Apherisis leva mais tempo, mas ela fornece valiosas e necessárias plaquetas para pessoas como pacientes com câncer. O processo envolve a inserção de uma agulha em seu braço e correr o sangue colhido por meio de uma máquina apherisis para colectar plaquetas. O restante do sangue é devolvido ao seu corpo através de uma outra agulha. As plaquetas têm uma vida útil muito curta, e como resultado há uma necessidade constante para elas.

A maioria dos bancos de sangue têm regras muito rígidas sobre quem pode doar sangue. Isto é projectado para proteger o fornecimento de sangue a partir de doenças infecciosas, pacientes que necessitam de sangue podem ter sistemas imunitários enfraquecidos que não poderia lutar contra essas doenças off.

Seu sangue será examinado após a colheita, mas estes exames não são infalíveis, se você tem alguma dúvida sobre a segurança de seu sangue, não dê. Se você acha que precisa de despistagem anónima para uma doença como o HIV, para pesquisa? Teste anti-HIV por exemplo de forma anónima? Normalmente o Centro de Saúde da sua região oferece esse serviço. Muitas clínicas oferecem exames gratuitos para doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV, uma questão de procurar localizar através da Internet.

Nunca é de mais zelar pela nossa saúde, e consequentemente pela do nosso próximo, caso se sinta motivado a candidatar-se a dador de sangue. Doar sangue não engorda, não cria habituação e não emagrece, apesar de se ouvir estes comentários.

Prestado o esclarecimento, e no caso de existirem dúvidas, pode dirigir-se ao Posto Fixo da ADASCA nas datas e horários indicados para sessões de colheitas de sangue, onde pode aconselhar-se com o médico/a do IPST.

ONDE POSSO DOAR SANGUE EM 2016 EM AVEIRO?


Podem doar sangue homens e mulheres que tenham entre 16 e 60 anos, com peso igual ou superior a 50 kg. Os menores de 18 anos estão impedidos.

J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário