quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Perto de uma centena de dadores de sangue encerram operação 2015



Na recta final de mais um ano: a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – realizou duas colheitas de que resultaram muitas saquetas repletas do precioso tecido:

No Centro de Formação de Portalegre da GNR
Uma brigada teve lugar no Centro de Formação de Portalegre (CFP) da Guarda Nacional Republicana, numa parceria com a ADBSP (há perto de 20 anos que a Associação desenvolve vontades com esta unidade da Guarda e o fruto são milhares de dádivas). Recentemente estreou-se um novo Curso de Formação de Praças e a primeira dinâmica de doação de sangue realizou-se nas instalações do Quartel de São Bernardo.
Foram 59, dos quais 15 estreantes, os futuros Guardas que se inscreveram para este acto voluntário tão especial e recompensador. Uma vez registados os indispensáveis exames de saúde, alguns dos presentes não puderam colaborar, pelo que foram angariadas meia centena de unidades de sangue. As inscrições no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea foram em número de oito.
Normalmente as colheitas do CFP decorrem no Hospital Doutor José Maria Grande. Contudo, sendo este um novo curso, considerou-se por bem – até por razões pedagógicas - a efectivação desta acção na Escola da Guarda.
A equipa que se dirigiu ao Centro de Formação foi recebida de um modo muito cordial. E a colaboração, entre a GNR e a ADBSP, é para continuar.

Em Monforte
Noutra colheita de referir que: em Monforte encaminharam-se até aos Bombeiros 37 pessoas, entre elas 15 mulheres. No entanto houve voluntários que não se encontravam clinicamente em condições de estender o braço, mas sempre foram recolhidas 31 unidades de sangue total.
Entraram na família dos dadores um homem e uma mulher.
A Câmara Municipal de Monforte apoiou a concretização do almoço convívio, que decorreu num restaurante local.
Tratou-se, pois, de uma jornada animada, em tempo solidário!

Nisa a 09 de Janeiro
A ADBSP tem agendadas brigada em: Nisa, nos Bombeiros a 09 de Janeiro; Avis, também nos Bombeiros, a 16 de Janeiro. As colheitas realizam-se em sábados da parte da manhã.
Nesta época festiva a ADBSP aproveita para desejar a todos votos de um promissor ano novo!


JR

Nenhum comentário:

Postar um comentário