sábado, 5 de dezembro de 2015

Médicos poderão receber entre oito e 35 euros por doente atendido


A medida anunciada ontem revelou-se controversa mas o hospital Amadora-Sintra garante que está dentro da lei e que conta com a concordância do ministério da Saúde.

Cada doente atendido na urgência do hospital Amadora-Sintra poderá garantir o pagamento de entre oito e 35 euros ao médico que o observar.

Para colmatar a maior afluência de doentes à urgência durante o período da gripe, o hospital decidiu pagar aos médicos conforme o número de doentes observados, em vez de pagar à hora, mas ainda não se sabia com que critério.

Segundo avança hoje o Jornal de Notícias, o pagamento será determinado de acordo com a pulseira atribuída aos doentes na triagem e quanto mais grave a sua condição, mais elevado será o valor a receber pelo médico.

Segundo a documentação a que o jornal teve acesso, por cada decisão clínica referente a um doente com pulseira azul ou verde o médico recebe oito euros, por cada doente com pulseira amarela recebe 12 euros, com pulseira laranja 16 euros e com pulseira vermelha 20 euros.

Durante a noite e ao fim de semana, os valores a receber são mais elevados: 14 euros por cada doente com pulseira azul ou verde, 21 euros por cada doente com pulseira amarela, 28 euros para a pulseira laranja e 35 euros para a pulseira vermelha.

O objetivo é garantir escalas reforçadas, atraindo os clínicos necessários para dar resposta ao aumento da procura dos serviços hospitalares no inverno e consequente aumento das horas de espera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário