domingo, 14 de fevereiro de 2016

Fotorreportagem do Núcleo de Dadores de Sangue da Freguesia de Cacia | Colheita de Sangue Dia 14 de Fevereiro de 2016

 (O texto está disponível no fim das imagens)

Gestos simples que salvam vidas, torne-se o
 leitor também um  salvador de vidas














O Núcleo de Dadores de Sangue da Freguesia de Cacia, estrutura integrada na Associação de Dadores de Sangue do Concelho – ADASCA, realizou hoje, dia 14 de Fevereiro a sua primeira sessão de colheitas de sangue entre as 9 horas às 13 horas no Salão daquela Junta de Freguesia.

É com agrado que registamos cerca de 26 candidatos para doar sangue, destes apenas 21 foram aprovados, e 5 adiamentos, o que quer dizer numa linguagem corrente: não reuniam as condições no momento para doar sangue, mas, podem fazê-lo numa próxima oportunidade, para isso é efectuada uma avaliação clínica pelo médico do CST de Coimbra.

As condições atmosféricas que se fizeram sentir, chuva e vento forte, como documenta uma foto nesta Fotorreportagem, podemos considerar uma adesão satisfatória, embora a nossa previsão apontasse para as 40 presenças.

Dois novos colegas fizeram questão de se inscreverem com associados, passando assim a ADASCA a representar cerca 3675 dadores de sangue. Bem-vindos até a esta grande família.

A todos os colegas dadores/as daquela localidade, que saíram da sua zona de conforto com o objectivo de cumprir mais uma vez o seu dever cívico, certamente, a pensar nos milhares de doentes que dependem todos os dias do nosso gesto solidário, fica expresso o nosso mais sincero OBRIGADO.

De igual modo na pessoa do senhor Presidente da Junta de Freguesia de Cacia, o nosso sincero reconhecimento por todo o apoio dispensado, sabendo nós, que estas iniciativas acarretam sempre algumas despesas. Estamos certamente perante o exercício de um serviço de interesse público.

Os colegas que puderam doar sangue, podem fazê-lo no Posto Fixo da ADASCA nas próximas datas a saber:
- Dia 24 de Fevereiro, entre as 16 horas e as 20 horas,
- Dias 2, 9, 16 e 30 de Março entre as 16 horas e as 20 horas, e
- Dias 5 e 26 das 9 horas às 13 horas, todas no local acima indicado.

Concluo como como vem sendo hábito: Dêem mais sentido à vida, tornando-se dador de sangue e dador de medula óssea.

"Não existe nada que substitua o sangue humano, ele é vida. A doação é um acto de solidariedade que ajuda a salvar vidas. Por isso convidamos a todos para que sejam dadores fiéis e ajudem nesta difícil missão de dar vida a quem precisa". "Se estão pedindo é porque há pessoas que estão necessitando. Amanhã, quem sabe, eu mesma, ou um familiar nosso pode precisar”, desabafa a Rosemary.

Dar e aceitar: dois gestos que resumem a vida humana e lhe dão um sentido redobrado. Compareçam... Tragam um(a) amigo(a), mesmo que aparentemente sejamos muitos, nunca somos de mais. A vida é um dom inestimável e maravilhoso que o homem tem pelo simples facto de ser homem.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Ajudem a divulgar esta mensagem reencaminhando-a para os vossos amigos.

Amem a liberdade, sejam felizes
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
Mapa de Colheitas de Sangue: Onde posso Doar Sangue em 2016 em Aveiro?

 Quem quiser tem as Coordenadas GPS: N 40.62659,W -8.65133

Nenhum comentário:

Postar um comentário