segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Hora de Fecho: Cavaco condecora vítima das FP25

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 
Gaspar Castelo Branco era diretor dos Serviços Prisionais em 1986, ano em que foi assassinado pelas FP 25 de abril. Condecoração chega 30 anos depois e teve lugar hoje numa cerimónia privada.
INEM 
O ministro da Saúde demitiu o presidente do INEM que estava suspenso desde outubro na sequência de um processo disciplinar da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.
EUTANÁSIA 
A discussão sobre a legalização da prática da eutanásia está novamente em cima da mesa. A Associação de Médicos Católicos Portugueses está entre aqueles que se mostram contra.
IMPOSTOS 
O acesso ao portal E-Fatura esteve dificultado durante a madrugada e a manhã, pelo que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais decidiu prolongar o prazo, que terminava hoje.
BANCO CENTRAL EUROPEU 
Instabilidade nos mercados financeiros e quebra dos preços do petróleo. Se algum destes dois fatores levar ao resvalar das expectativas de inflação, Mario Draghi diz que haverá mais estímulos.
MERCADOS 
Arranque de semana positivo para as bolsas. Portugal beneficia do maior apetite pelo risco e da tranquilidade da agência DBRS. Commerzbank fala em "alívio frágil" e Morgan Stanley recomenda cautela.
ELEIÇÕES ESPANHA 2015 
Um referendo na Catalunha, a reformulação das estruturas do Estado, a reposição dos direitos sociais e a luta contra a corrupção marcam o documento. Investidura de Sánchez começa a 2 de março.
MERCADOS 
Fevereiro de 2011. Última emissão longa do governo Sócrates. Um analista lembra que foi arrancada "a ferros" para "adiar o inevitável" – a ajuda da troika. A 6,4%, custou ao país mil milhões em juros.
ORÇAMENTO 2016 
Serviços da Assembleia da República queixaram-se a Ferro Rodrigues por terem apenas 4 dias úteis para redigir OE quando o prazo regimental é de 10 dias. Calendário é apertado mas é para manter.
ORÇAMENTO 2016 
O Ministério da Economia garante que não estão previstas mais medidas, nem que esteja a ser pensado um corte de um subsídio, seja o de Natal ou o de férias.
ACIDENTE 
Um homem de 24 anos morreu afogado numa lagoa existente numa pedreira em Óbidos, no distrito de Leiria, quando estava a trabalhar, disse à Lusa fonte dos bombeiros.
Opinião

Alexandre Homem Cristo
Ou o ministro da educação não planeia cumprir o seu orçamento, ou não planeia cumprir as suas promessas. Seja uma ou seja outra, o OE2016 para o ensino básico e secundário parece não bater certo.

Cristina Líbano Monteiro
Gostava de morrer quando morrer. Receio dar ordens à morte. E se ela se enganar? E se eu me enganar? E se me faltar tempo?E se cortando a relação com todos ainda me faltar dizer alguma coisa a alguém?

José Manuel Fernandes
A esquerda tem tendência a confundir o ideal com o real, mas António Costa vai mais longe ao construir uma espécie de realidade paralela onde o OE 2016 faz sentido. Mesmo após as 46 páginas de errata.

Helena Matos
A mesmice é isto: chamar-se em 2018 tempo novo ao que em 2011 nos levou à falência. Só a mesmice permite a António Costa falar como se apenas contasse com a com a sua esperteza.

Isabel Soares
Não é por acaso que António Costa diz que os mercados são “lixo”. A única estratégia genuína do PS em relação à iniciativa privada é tentar de alguma maneira submetê-la ao controlo do Estado.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário