terça-feira, 29 de março de 2016

360º -- Mais uma Comissão de Inquérito: as 7 perguntas para para entender o caso Banif

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Um avião da Egypt Air foi desviado para o Chipre por um “pirata do ar” com um cinto de bombas. O voo, que fazia a ligação doméstica entre Alexandria e o Cairo, tinha 55 pessoas a bordo quando aterrou (10 serão norte-americanos e 8 britânicos). Os sequestradores deixaram primeiro sair mulheres, crianças e egípcios e mais tarde alguns estrangeiros, tendo ficado a bordo apenas quatro não-egípcios e a tripulação (notícia em atualização).

E vão cinco. Arranca esta manhã a quinta Comissão de Inquérito ao sistema financeiro português em nove anos que vamos seguir aqui em direto. O que se passou no Banif? Quem decidiu a resolução e porquê? E, o mais importante, quanto vai mesmo custar desta vez? As sete grandes questões do caso aqui elencadas pela Ana Suspiro e o Edgar Caetano.

Ainda na banca, o BCP admite a entrada de novos acionistas. O objetivo é facilitar a realização de futuros aumentos de capital e a entrada de novos parceiros. Já opresidente do Novo Banco, Stock da Cunha, vai hoje ao Parlamento explicar o plano de reestruturação que envolve despedimento de 500 trabalhadores.

A banca não faz contudo parte do Plano Nacional de Reformas que António Costa vai apresentar esta tarde. São 11 mil milhões de euros em cinco anos, para requalificação e combate ao sobre-endividamento das empresas. Sobre esse tema, recomendo o ensaio de Nuno Garoupa sobre o 'eterno' fracasso das instituições nacionais.

Com o mundo mergulhado no medo provocado pelo terrorismo, ontem à noite um tiroteio em Washington, em pleno Capitólio, obrigou a encerrar o local e a Casa Branca (ali ao lado). A polícia acabou mais tarde por anunciar que se travava apenas de um incidente isolado: um homem foi detido e uma mulher ficou ferida. Já em Miami, o aeroporto foi evacuado devido a uma ameaça de bomba que se revelou ser apenas bagagem abandonada. Entretanto, os serviços secretos decidiram proibir armas na convenção republicana de julho, onde será decidida a nomeação do candidato presidencial do partido.

Dos EUA outra notícia: o FBI anunciou que conseguiu aceder ao iPhone dos terroristas de S. Bernardino e que já não precisa da ajuda da Apple, com quem mantinha uma disputa na justiça.

Esta noite em Leiria homenageiam-se as vítimas dos atentados de Bruxelas. A assistir ao jogo particular entre Portugal e a Bélgica vão estar Presidente, primeiro-ministro e vários líderes religiosos. A FPF distribuirá milhares de bandeiras belgas aos espetadores porque, como disse o selecionador, Fernando Santos, é preciso mostrar "que o futebol não tem medo".

Informação relevante


Na polémica que envolve o Brasil, o melhor é fixar esta palavra -- "superplanilha" -- e a imagem aqui em cima. Trata-se do nome da folha de cálculo com alegados pagamentos não declarados a 200 políticos de 24 partidos feitos por uma empresa investigada pela Operação Lava Jato. Foi entregue à justiça brasileira e dará muito que falar. Isto no dia em que o maior aliado do governo de Dilma, o PMDB, poderá formalizar a fim do apoio parlamentar sem o qual a Presidente não deverá conseguir travar o processo de impeachment. Entretanto,Lula já pode ser ministro outra vez, desde que continue a ser investigado pelo juiz Sergio Moro, anunciou o PGR brasileiro.

Por cá, Marcelo promulgou, sem surpresas, o Orçamento, mas fê-lo (mais uma vez) de forma inovadora: com uma comunicação inédita à hora do chá londrino e não dos telejornais, sentado e não de pé, num tom que misturou o de comentador com o de professor. Seguimos (com comentário do Miguel Pinheiro) o discurso em direto, que depois esmiuçámos: anotando as quatro grandes dúvidas e as três certezas presidenciais e publicando 7 análises ao que o Presidente disse (e como disse) - escreveram José Manuel Fernandes, Rui Ramos, Helena Matos, Nuno Garoupa, Paulo Ferreira, Luís Aguiar Conraria e Miguel Pinheiro. 
  • P.S. -- afinal o primeiro cão presidencial não vai morar em Belém.
De Angola veio a notícia da condenação dos ativistas do grupo 15+2. Luaty Beirão, talvez o rosto mais conhecido devido à longa greve de fome, foi condenado a cinco anos e meio de prisão de pena efetiva. As restantes penas variaram entre dois e oito anos.O governo português reagiu pedindo a Angola que respeite a oposição, houve manifestações e muitas críticas.

De volta ao terrorismo. Ele é atualmente o homem mais procurado da Europa. A sua foto é mundialmente conhecida: vestido de fato claro, chapéu na cabeça a empurrar um carrinho no aeroporto. Mas continua a monte. Ontem as autoridades belgas libertaram Faiçal Cheffou, um jornalista independente que tinha sido identificado como o terrorista do chapéu. Não é. E ninguém sabe onde pára o único jihadista que não se fez explodir no aeroporto de Bruxelas há uma semana (deixou as malas armadilhadas para trás).

Já sobre os irmãos Abdeslam (Brahim, que se fez explodir num café em Paris a 13 de novembro, e Salah, que escapou do local dos atentados parisienses e só foi detido dias antes dos ataques em Bruxelas os quais terá ajudado a planear), começa a conhecer-se o seu passado antes da radicalização. A CNN mostrou um vídeo de ambos numa discoteca. Amigos falam dos seus gostos: álcool, tabaco e mulheres.

E para provar que os terroristas podem ser quem menos esperamos, a Marca conta a história do jogador tunisino que depois de uma vida de álcool, drogas e sexo acabou por se ligar à Al Qaeda: esteve na destruição dos budas gigantes do Afeganistão e ligado aos atentado do 11 de setembro.

Ainda sobre o tema, alguns gráficos elucidativos: o Estado Islâmico e os inimigos e aliados no conflito sírio e o número de mortos e os alvos do Daesh.

Outro tipo de notícias. A Fundação Calouste Gulbenkian quer melhorar a vida dos mais velhos com tecnologia epromove a maratona de desenvolvimento tecnológico Hack For Good. Já o projeto Aqeduto concluiu que os alunos que frequentam o ensino pré escolar têm melhores resultados no futuro.

Na área da tecnologia, atenção: ainda não é altura deatualizar o IOS (o novo dá erro). E atenção outra vez: uma novaburla informática usa o GPS do telemóvel para enviar multas de excesso de velocidade.


Os nossos Especiais
E num dia em que vai falar de banca, o Edgar Caetano falou com Nicolas Véron, cofundador do think tank Buregel, que já foi considerado um dos 10 pensadores mais influentes na economia mundial. Ele deixa um aviso: "Até 2024 o período é de risco para a banca europeia".

Se é um investidor da Bolsa, o melhor  é ler este texto. O David Almas explica como reduzir os custos com as comissões bolsistas para apenas 20 euros.

Do fim de semana recupero este trabalho-alerta do Hugo Tavares da Silva sobre bullying no desporto jovem. A história desofrimento nos balneários de quem está sempre a ser chamado de "gordinho" ou "maricas".
 
Notícias surpreendentes
Foi a história mais insólita do dia de ontem. Uma mulher inglesa atrasou-se e viu partir sem ela do Funchal o cruzeiro em que viajava com o marido. Depois, atirou-se à água com a mala e nadou 500 metros para tentar (sem êxito, claro), apanhar o barco. Acabou internada na ala de psiquiatria do hospital madeirense.

Se é aventureiro (mas não tanto como a referida senhora), sugiro-lhe que explore a maior caverna do mundo, que fica no Vietname: 200 metros de altura, cinco quilómetros de comprimento e 150 metros de largura, com rio e floresta próprios. Se prefere outro tipo de experiências, que tal estas casas de luxo que pode alugar (via airbnb) em várias partes do mundo?

Antes, até para nos retratarmos de alguns excessos da Páscoa, o melhor é seguir estas ajudas: 8 dicas da treinadora de Kim Kardashian e os exercícios adequados consoante a idade.

Pelo meio, alguma vez se questionou sobre estas 20 dúvidas dos filmes da Disney?

Para ficar com mais certezas que dúvidas, é só manter oObservador à distância de um clique. Hoje não falta agenda: arranca de manhã a Comissão de Inquérito ao Banif, o Governo apresenta à tarde o Plano Nacional de Reformas e, à noite, Portugal joga um particular com a Bélgica muito especial, com homenagens às vítimas dos atentados de Bruxelas. Temas que seguiremos em direto, sem esquecer a restante informação. 

Tenha um bom dia, feliz, produtivo e cheio de notícias!

 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário