quarta-feira, 30 de março de 2016

Hospitais devem mais de 85 milhões ao Instituto do Sangue


Problema arrasta-se há vários anos e nos últimos dois as dívidas voltaram a acumular-se. Hospitais públicos são os principais devedores.

É um problema antigo e que continua sem solução: a dívida dos hospitais públicos e privados ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) estava, no final de 2015,nos 85,7 milhões de euros.

Os principais devedores são os serviços hospitalares públicos, com contas por liquidar de cerca de 81,8 milhões de euros. Um número revelado pelo ministério da Saúde ao Bloco de Esquerda, a que a VISÃO teve acesso, e que mostra que de 2014 para agora pouco ou nada foi feito nesta matéria. É que dados de abril de 2014 enviados ao Parlamento no tempo de Paulo Macedo como ministro da Saúde apontavam para um valor acumulado de dívidas de mais de 68 milhões. Em menos de dois anos, já ficaram por saldar contas de mais de 17 milhões de euros.

No sentido inverso, estão os hospitais privados que, segundo o ministério de Adalberto Campos Fernandes (que avança dados transmitidos pelo próprio IPST), tinham no final de 2015 dívidas por liquidar de cerca de 3,9 milhões de euros. Um valor que mostra uma redução significativa face aos dados de 2014, ano em que deviam ao Instituto do Sangue mais de 7 milhões de euros.

O IPST fornece aos hospitais públicos e privados produtos e serviços derivados do sangue.

Fonte: Revista Visão de 29.03.2016 às 17h33
http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/2016-03-29-Hospitais-devem-mais-de-85-milhoes-ao-Instituto-do-Sangue

NB: sem comentários para não ser considerado mal educado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário