sexta-feira, 15 de abril de 2016

Biblioteca Municipal de Cantanhede promoveu ação de sensibilização sobre “Violência no Namoro”

A “Violência no Namoro” foi o mote da ação de sensibilização promovida pela Biblioteca Municipal de Cantanhede no âmbito das atividade pedagógicas que desenvolve para públicos de diferentes graus de ensino. A iniciativa desenvolveu-se em 14 de abril, em três sessões, uma no auditório da instituição com a participação de mais de100 de crianças do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, as restantes na Escola Secundária Lima-de-Faria, com a presença de um total de cerca de 200 alunos.

As sessões foram dinamizadas por Tânia Santos, socióloga e, desde 2011, formadora nas áreas da pre¬venção e combate à violência doméstica e à violência de género, entre outras. Na ação sobre violência no namoro foi discutida a problemática dos comportamentos violentos e abusivos entre namorados, com referência aos fatores que na adolescência potenciam essa prática e a identificação de alguns sinais de alerta que podem ajudar a diagnosticar uma relação abusiva.

Recorrendo a esquemas simples e a filmes curtos e apelativos, Tânia Santos estimulou alunos e professores a refletirem sobre as causas e que podem levar os conflitos amorosos ao uso da violência e a equacionarem formas de prevenção possíveis.

Esta foi segunda vez que a especialista acedeu ao convite da Biblioteca Municipal para falar de questões sociais e humanitárias, depois de ter dinamizado uma ação de sensibilização e informação sobre tráfico de seres humanos, também neste caso dirigida a alunos do concelho de Cantanhede.
 
 
fonte: GIRP   15 abril 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário