sexta-feira, 15 de abril de 2016

Tensão à Esquerda? Se-gu-ra-men-te que não. PSD é que está "em negação"

A resolução do Banif foi tema em destaque no debate quinzenal desta sexta-feira, que contou com a presença de António Costa na Assembleia da República.

© Global Imagens
Foi uma manhã de debate com alguns momentos de tensão no Parlamento. A resolução do Banif e respetivos custos para o contribuinte mereceram destaque, com os partidos de Esquerda que garantiram apoio parlamentar ao Executivo a colocar questões a António Costa. O primeiro-ministro, porém, nega que da Esquerda tenham surgido críticas.

“Até agora não ouvi crítica nenhuma. Ouvi o Bloco, o PCP, o PS e eu próprio a dizermos todos o mesmo: a solução não passará seguramente”, disse Costa – destacando cada sílaba da palavra seguramente –, “por pormos os contribuintes a pagar”, afirmou.

“Não vi ninguém negar a essência do problema, fora o PSD, que está sempre em negação da realidade”, que disse ainda que a solução para a instabilidade no sistema financeiro português “não passa necessariamente pela criação de um ‘banco mau’”, que juntaria ativos tóxicos de diferentes instituições financeiras.

“Há várias fórmulas possíveis e o que o Governo está a fazer é trabalhar com as diferentes entidades regulatórias de forma a construirmos uma solução”, afirmou à saída do Parlamento, após o debate quinzenal em que participou.

Costa disse ainda que este “foi um debate que correu muitíssimo bem. Numa semana em que surgiram muitos problemas, chegamos ao final da semana com todos eles resolvidos”, disse, referindo-se de seguida à nomeação do novo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, bem com às trocas no elenco governativo, após saídas de membros do Governo.

O primeiro-ministro reservou mais algumas críticas ao principal partido da oposição. “Este Governo não esconde os problemas. O primeiro passo para resolver um problema é assumir que ele existe”, disse, sugerindo depois que “durante quatro anos foram escondidos problemas que tiveram custos enormes”

“Depois da ‘saída limpa’ já tivemos a resolução do BES e a resolução do Banif”, ironizou, acrescentado depois que “não podemos continuar a ter casos no nosso sistema financeiro e há que assumir que há problema e que esses problemas devem ser resolvidos de forma a garantir a estabilidade do sistema financeiro”, algo “essencial” para a economia.

Fonte:noticiasaominuto



Nenhum comentário:

Postar um comentário