terça-feira, 26 de abril de 2016

ESTUDANTE PORTUGUÊS VÍTIMA DE ATAQUE RACISTA NA POLÓNIA


 
Rzeszów, Polónia
Rzeszów, Polónia
Um dos 15 estudantes portugueses que se encontram na cidade polaca de Rzeszow a participar no programa Erasmus+ terá sido alvo de um ataque racista.
O caso foi noticiado pelo Público, que cita o portal de notícias Rzeszów News. O grupo de alunos chegou à Polónia no início de abril e logo no primeiro sábado que passaram em Rzeszow, a 9 de abril, decidiram sair à noite.
Foi nessa noite que um dos jovens, de 18 anos, foi hostilizado por um homem que lhe chamou “lixo” e puxou pela roupa e pelo cabelo.
O caso foi denunciado às autoridades pelo professor responsável pelos alunos, Stanislaw Augustine, e o suspeito da agressão já foi identificado: um militar de 38 anos com 11 anos de experiência nas forças armadas, que já cumpriu uma missão no Afeganistão.
O jovem agredido faz parte de um grupo de 15 estudantes portugueses que se encontram na cidade desde 3 de abril ao abrigo do Erasmus+, um programa da União Europeia para as áreas da educação, formação, juventude e desporto.
Os portugueses estão a frequentar uma escola de eletrotecnia e nas primeiras semanas ficaram hospedados num hostel do centro da cidade. Entretanto, já foram transferidos para uma casa nos arredores da cidade e contratada uma equipa de segurança para os proteger.
Segundo as autoridades, os portugueses estão a ser confundidos com migrantes muçulmanos.
O professor responsável pelos alunos confessou que, “como polaco, tenho vergonha que cidadãos de outros países sejam alvo direto de comentários racistas”.
“Os estudantes polacos estiveram em Portugal e foram recebidos de forma calorosa, pensada, gentil, para não dizer amigável. Os estudantes portugueses vêm cá e acontecem estas coisas”, lamenta Stanislaw Augustine.
Segundo o professor responsável, o episódio da agressão foi o mais grave, mas não terá sido o único incidente.
Enquanto caminham pela cidade, outros estudantes portugueses do mesmo grupo já sentiram a hostilidade de parte da população em transportes públicos, lojas ou em plena rua, sob a forma de insultos e gestos obscenos.
De acordo com o jornal, o caso foi reportado ao consulado de Portugal na Polónia e à empresa que organizou a viagem.
O Público relata que várias organizações internacionais têm alertado para o aumento do racismo e da xenofobia na Polónia.
O líder do partido no governo, Jaroslaw Kaczynski, já disse publicamente que os muçulmanos são uma ameaça ao estilo de vida católico no país, e o seu partido, Lei e Justiça, opõe-se à entrada de migrantes oriundos do Médio Oriente e do norte da África.
Comentário: este é mundo em que vive as ditas cabeças pensantes, dotadas de inteligência, capazes de distinguir o bom do mal. Se se trata-se de um cidadão americano, os EUA já tinham emitido um comunicado a manifestar o seu repúdio, como estamos perante um cidadão de nacionalidade portuguesa|europeu, ao que nos é dado saber nem uma declaração oficial.
Os portugueses espalhados pelo mundo, devem ter o máximo de cuidado porque, estão sujeitos a correr sérios riscos de vida, e não podem contar com o apoio do Governo que ser de todos os cidadãos. Somos por natureza, um povo de brandos costumes.
J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário