terça-feira, 31 de maio de 2016

360º - Acordo com a Grécia? O Diabo está nos detalhes (e são muitos)

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaPortugal desceu três lugares no chamado "ranking da competitividade". Este índice é publicado todos os anos pelo IMD World Competitiveness Center e agrega, no total, 61 economias. Estamos agora na 39.ª posição.

Mas também há outra forma de olhar para as coisas: o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, vê "sinais positivos" na economia portuguesa por causa do aumento do índice de melhoria de confiança dos consumidores, revelado pelo INE.

E uma chamada de atenção agora que já está acordado: termina hoje o prazo de entrega da declaração de IRS  para todos os que tenham rendimentos de trabalho independente ou outras categorias que não de trabalho dependente e pensões. Confirme lá se está tudo em ordem consigo.

O Gil Vicente pode estar de regresso à I Liga. O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa deu razão ao clube no caso Mateus, que tinha levado à sua despromoção. Agora, pode ser preciso fazer um alargamento da I Liga.

Informação relevanteAcordo com a Grécia? Qual acordo? A história mete um governo endividado com apenas 17,5% de intenções de voto nas sondagens, um ministro alemão sarcástico, polémicas com o FMI e 10,3 mil milhões de euros. A Grécia voltou a escapar do buraco?Talvez, talvez. Mas, pelo sim, pelo não, é melhor ler o artigo do Nuno André Martins sobre um enredo complicado que nos afecta a todos.

De qualquer forma, sobre a relação entre Portugal e a União Europeia e sobre a eventual aplicação de sanções há pelo menos uma pessoa optimista: o Presidente da República. Marcelo rebelo de Sousa saiu ontem  de uma reunião com Angela Merkel, em Berlim, e afirmou: "Não vi nenhum sinal de preocupação da chanceler em relação a Portugal, mas sim sinais de compreensão".

O antigo ministro das Finanças de José Sócrates, Teixeira dos Santos, junta-se às críticas a Bruxelas e afirma que a Comissão Europeia deve deixar de ser um "elemento desestabilizador constante": "Estamos a discutir imenso se a União Europeia vai ou não vai aplicar sanções a Portugal. (...) E, enquanto andamos nisto, desfocamo-nos do que é importante".

Há uma mudança no regime das 35 horas. Na última versão do PS, que será votada amanhã no parlamento, há uma reposição das 35 horas a 1 de julho, mas cai a data limite de 31 de dezembro para aplicação da medida. Os sindicatos estão divididos na reação à novidade.

É a primeira resposta a Francisco Assis. Depois de o crítico da coligação das esquerdas ter afirmado que o PS estava "manietado" pela ligação ao PCP e ao BE, Manuel Alegre veio agora dizer à agência Lusa que a realidade é exatamente ao contrário: " Se não houvesse esta mudança, o PS estaria capturado pelo PSD." O congresso do partido é já neste fim de semana.

Ainda à esquerda: o Público revela hoje que existe umpacto de não agressão entre PS e PCP para as eleições autárquicas. A ideia é evitar que os comunistas percam poder nas câmaras - se isso acontecesse, o partido poderia sentir-se ameaçado e romper a coligação de governo.

São os "caça-emelgas". Há um grupo no Facebook com o nome "Eu vi um gajo da EMEL" que se dedica a publicitar a localização dos funcionários que têm a função de multar e bloquear os carros mal estacionados. A sua palavra de ordem é “Bloqueia a EMEL antes que a EMEL te bloqueie a ti”. Sobre fenómenos como este, a empresa reage: “Há grupos [nas redes sociais] que funcionam como verdadeiras auditorias de qualidade, sinalizando alguns erros e oportunidades de melhoria. Outros não merecem comentários”.

O anúncio foi feito ontem: os jogos do Benfica vão continuar a ser transmitidos na BTV. O canal pago só está disponível na NOS (a Meo tem os direitos de transmissão dos encontros do FC Porto).

Mais uma demissão no novo governo brasileiro. O ministro da Transparência (sim, todos percebemos a ironia), Fabiano Silveira, foi apanhado numa escuta telefónica a criticar a Operação Lava Jato. Essa conversa aconteceu antes de chegar ao Governo, mas o calendário é irrelevante neste caso.Responsável pelo combate à corrupção no executivo de Michel Temer (olhem aí a ironia outra vez), Fabiano Silveira aparecia nas gravações a dar sugestões sobre como escapar à justiça.

Depois de Berlim, a Islândia: vêm aí novas restrições nos alugueres através do site Airbnb. Uma proposta de lei na Islândia pretende impedir que os residentes disponibilizem as suas casas a turistas durante mais de 90 dias por ano. Um dos objetivos é contrariar o enorme aumento nos preços das casas situadas no centro de Reiquiavique.

Na área da opinião, há três artigos a ler esta manhã no Observador. Rui Ramos analisa a relação entre o PS, o BE e o PCP - e entre António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa. Djaimilia Pereira de Almeida escreve sobre " a linguagem que nos fossiliza em tenra idade". E Laurinda Alves conta a singular história de uma mãe e um filho.

Os nossos Especiais

A acusação contra Pereira Cristóvão. É já amanhã que começa o julgamento do processo que envolve Paulo Pereira Cristóvão e vários polícias. A Sónia Simões consultou o processo e conta os detalhes de um caso impressionante, em que a dada altura vários homens arrancaram o soalho de uma casa à procura de milhões do BPN (não encontraram nada).

O que diz um escritor. John Banville, que venceu o Booker e o prémio Príncipe das Astúrias, esteve na Feira do Livro de Lisboa e falou com o Observador. O autor de A Guitarra Azul conversou sobre crises de meia idade, sobre a mania de vivermos presos ao passado e sobre a forma como gosta de escrever - como um homem amargo e descontente (calma, não é tão deprimente como parece).

Notícias surpreendentes

Um prémio aos 80 anos. O escritor brasileiro Raduan Nassar ganhou o Prémio Camões deste ano. Há duas décadas que não publica nada. "Essa fuga dos holofotes e dos salões da literatura fez dele um mito, um autor de culto”, diz Francisco José Viegas.

São 24 fotografias históricas onde aparecem crianças - infelizmente. Cenários de guerra, de fome e de destruição mostram-nos que nem sempre conseguimos proteger os mais fracos.

A vingança dos "desdentados". Há seis anos, num programa de televisão, José Cid descreveu os transmontanos como sendo "pessoas assim medonhas e feias, desdentadas". Agora, as imagens reapareceram e o cantor está a ter problemas: a sua página de Facebook foi suspensa por causa dos insultos que recebeu, formaram-se grupos nas redes sociais contra ele e um concerto que estava marcado para Alfândega da Fé acabou por ser cancelado pela câmara. José Cid já fez um "imenso pedido de desculpas".

O santo da sardinha. Pois, vem aí o Santo António e há sardinhas, arraiais e casamentos - e há também música, teatro e livros. Pegue lá na agenda, clique aqui e faça os seus planos com a ajuda da Rita Cipriano.

Duelo de chefs. O restaurante Bastardo, em Lisboa, serve de ringue. De um lado, o chef Luís Rodrigues, a defender a comida portuguesa; do outro, um chef, a representar uma cozinha estrangeira. Já passaram por lá o Japão, a França e o México e agora, revela o Tiago Pais, é a vez da Itália. Chiara Ferro, da Osteria, leva consigo, entre outras coisas, risotto di mirtilli epolpette di tonno. O recontro acontece a 1 e 2 de junho - e quem quiser assistir pode ver como aqui.

Cerveja para ouvir, não para beber (OK, também para beber). A Sara Otto Coelho foi visitar a Casa da Cerveja, na fábrica da Unicer em Leça do Balio. É um museu, onde pode conhecer a história da Super Bock - e tudo acaba, claro, numa sala para provas.

E com esta boa notícia pode avançar para um novo dia. Vá passando pelo Observador sempre que puder para se atualizar - nós vamos estar sempre aqui.
Até já
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário