terça-feira, 31 de maio de 2016

Hora de Fecho: Tudo o que precisa saber sobre a carta por pontos

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
CONDUÇÃO 
O novo sistema entra em vigor esta quarta-feira, dia 1 de junho. O Observador explica-lhe em vídeo como perde e como ganha pontos. Todos os condutores começam com o mesmo número de pontos: 12.
CONDUÇÃO 
Associação Portuguesa das Escolas de Condução aguarda regulamentação da lei aprovada há um ano, e que entra em vigor a 1 de junho, para saber como vai ser a formação que dá pontos aos condutores.
ANTÓNIO COSTA 
António Costa diz que cabe ao Estado montar uma rede pública de acesso universal e respeitar o ensino privado. Sem falar na polémica dos colégios, Costa citou a Constituição.
PSD 
Comentando os dados do crescimento económico, Maria Luís Albuquerque diz que Portugal não vai cumprir metas e que está a crescer "abaixo da média Europeia". PSD culpa políticas do Governo.
CONGRESSO DO PS 
Um resultado "muito poucochinho" depois de quatro anos de austeridade de direita. É assim que a Corrente de Opinião Esquerda Socialista define o resultado do PS nas legislativas. Têm um encontro hoje.
PSD 
Fazer escolhas com “margem de flexibilidade”, não confiar só na sorte e ter cuidado com o “equilibrismo”. Veja os conselhos que Pedro Passos Coelho deixa ao Governo de António Costa.
STARTUPS 
Julien Rath é analista de inovação na 18Hubs, agência que estuda tendências de empreendedorismo em Telavive, Seoul e Los Angeles. E acredita que Lisboa pode ter um papel central na inovação europeia.
UNHAS 
A marca inglesa Nails Inc inventou um verniz que promete pintar as unhas em apenas 20 segundos. O Observador trocou o pincel pela lata de spray e mostra-lhe, em vídeo, o resultado final.
FOTOGALERIA 
Há um novo concurso internacional de arquitetura em busca do edifício mais bonito do mundo. Há prédios invisíveis, escolas que são quintas e museus em pirâmide. Portugal está nesta luta arquitetónica.
FUTEBOL 
Novo treinador do Manchester United elogiou a ousadia de Fernando Santos, que tem falado em ganhar o Euro-2016. José Mourinho abordou ainda a rivalidade com Pep Guardiola, o novo técnico do Man. City.
ECONOMIA 
Números do crescimento foram revistos de 0,1% para 0,2% do PIB no primeiro trimestre do ano, crescendo ao mesmo ritmo que na parte final de 2015.
Opinião

Rui Ramos
Na política portuguesa, quase todos estão neste momento reféns uns dos outros, isto é, destituídos de iniciativa. Não há aqui Maquiavéis, mas apenas náufragos num regime à deriva.

Maria João Avillez
De onde virá este “estado de condescendência” num país de língua afiada, desconfiança militante, culto da maledicência? E as elites, que dizer da sua amabilidade com as misérias do “tempo novo”?

Laurinda Alves
Desafiados a identificarem um misfit, um inconformado, alguém que foi capaz de ‘dar a volta’, os alunos fizeram a sua cartografia de talentos iluminantes. Este rapaz levantou-se e disse: a minha mãe.

José Conde Rodrigues
O que temos é um novo desafio ao sedentarismo, aos que pensam que o mundo cristalizou, nomeadamente a classe média europeia do pós-guerra. Daí a resistência à mobilidade e à chegada do estrangeiro.

Djaimilia Pereira de Almeida
Estranha coisa, a linguagem, que nos fossiliza em tenra idade: nos envelhece tão cedo. Tão frescos por fora, por dentro dinossauros.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário