terça-feira, 21 de junho de 2016

Falso alerta de bomba em Bruxelas. “Situação está sob controlo”, diz primeiro-ministro

Polícia suspeitava que homem transportava colete com explosivos num centro comercial no centro de Bruxelas. Situação está agora “sob controlo”.
Um homem foi detido esta terça-feira de manhã num centro comercial da capital belga. A polícia suspeitou que o indivíduo vestia um colete de explosivos.
As autoridades e várias equipas de socorro acorreram ao local e várias ruas foram cortadas. O espaço comercial foi também evacuado.
O alerta foi dado cerca das 5h30 por uma testemunha e o primeiro-ministro chegou a convocar o gabinete de crise, mas tudo não passou de um engano. De acordo com fontes de segurança belgas citadas pela agência Reuters, o indivíduo detido não carregava explosivos consigo.
“Por agora, a situação está sob controlo”, afirmou o primeiro-ministro, Charles Michel, depois da reunião com o gabinete de crise. Mas as autoridades permanecem “extremamente vigilantes”, acrescentou, citado pelo jornal “Le Soir”.
A Bélgica está em nível de alerta três, um abaixo do nível máximo, activado em Março, na sequência dos atentados no aeroporto e numa estação de metro de Bruxelas, que mataram 32 pessoas.
No sábado, 12 pessoas foram detidas no país em resultado de uma operação antiterrorista. A maior parte das detenções ocorreu em Bruxelas, mas também foram detidas pessoas nas regiões de Valónia e Flandres. Foram realizadas 40 buscas.
Na semana passada, um comunicado da polícia avisava para eventuais ataques em centros comerciais, o que levou o City 2 – centro comercial onde foi esta manhã detido o suspeito – a apertar as medidas de segurança.
Fonte: rr.sapo.pt
Foto: EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário