quarta-feira, 15 de junho de 2016

LBP reúne com INEM: Incompatibilidades e Vistorias Entre os Temas Tratados

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), comandante Jaime Marta Soares, manifestou a sua preocupação ao presidente do INEM, Luís Meira, em torno das incompatibilidades apontadas aos comandantes de bombeiros que são funcionários daquele Instituto, de toda a problemática que envolve o processo de vistorias às ambulâncias dos bombeiros e outras questões importantes para a prossecução da parceria existente entre Bombeiros e INEM.

Algumas dessas questões, inclusivamente, por proposta da LBP, deverão ser abordadas em próxima reunião de “Estado-Maior” entre a LBP/ANPC/INEM.

A LBP pretende ver esclarecida a questão das incompatibilidades apontadas pelo INEM a perto de três dezenas dos seus funcionários que desempenham também funções de comando em associações de bombeiros.

No caso das vistorias, a LBP prossegue o debate com o INEM no sentido de serem ultrapassadas as incongruências há muito apontadas, a carga burocrática excessiva que as envolve e ainda o processo de agendamento que, apesar de eventuais melhorias, continua a ser demasiado moroso entre a solicitação do pedido e a sua realização.

Entre os restantes temas suscitados pela LBP no encontro encontram-se, as fiscalizações excepcionais de ambulâncias à porta dos hospitais pelo INEM, que a LBP quer ver esclarecidas, a temática da formação, das comunicações e do accionamento de ambulâncias inter-hospitalar.

O presidente da LBP pretende ainda saber quando serão preenchidos os restantes concelhos cujas associações de bombeiros ainda não dispõem de Posto de Emergência Médica (PEM) e da respectiva ambulância atribuída pelo INEM e ainda sobre a possibilidade de reajustamentos à tabela, e respectivos escalões, através da qual se procede ao ressarcimento das associações e corpos de bombeiros pelo socorro prestado a solicitação do INEM.


A LBP tem vindo a realizar reuniões periódicas com o presidente do INEM com o objectivo de debater todas as questões que se prendem directa ou indirectamente com a intervenção permanente das associações e corpos de bombeiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) da responsabilidade do INEM mas para o qual os bombeiros concorrem em 95 por cento das intervenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário