segunda-feira, 6 de junho de 2016

Mortágua e Tábua felizes e contentes

O projeto Walking Pal, dos alunos João Leitão Rui Costa Mateus Saldanha, sob orientação do professor José Augusto Rodrigues, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, venceu sábado a final intermunicipal, realizada no CAE da Figueira da Foz, da 3.º edição do Concurso de Ideias promovido pela CIM Região de Coimbra.
A equipa vencedora apresentou um bastão de caminhada com iluminação incorporada, através de duas fitas de leds. A iluminação pode ser fornecida através de uma bateria recarregável (tipo telemóvel) ou pilhas também elas recarregáveis. Poderá ter também um botão que permitirá ao utilizador selecionar se quer uma iluminação constante ou intermitente.
Após análise aos 10 projetos apresentados, no CAE da Figueira da Foz, além do projeto vencedor, o júri, constituído por Miguel Gonçalves e Cristopher Curtis, Gestentrepeneur, José Redondo, J. Carranca Redondo Lda, Deolinda Estevinho, Universidade de Coimbra, Joana Moreira, Associação Juvenil Transformers e Rui Antunes, IPC, atribuiu o 2.º lugar projeto Bag Towel que viajou da Pampilhosa da Serra e o 3.º lugar ao projeto Thermal Shock, de Coimbra.
No primeiro caso, a equipa constituída por Fernando Nunes Joana Pinto Mariana Santos e orientada pela professora Sílvia Marques, do Agrupamento de Escolas Escalada, criou uma mala multifuncional, que permite ter no mesmo objecto, uma mala, uma espreguiçadeira e uma toalha.
Já os conimbricenses Afonso Miranda Francisco Rosendo Pedro Santos, sob coordenação da professora Albertina Melo, em representação da EB 2.3 Martim de Freitas, apresentaram um termo para bebidas com a finalidade de a aquecer o arrefecer rapidamente.
Ontem, domingo, em Arganil, na final do nível secundário e profissional, em que participaram 17 projetos, o 1.º lugar viajou para Tábua, com o projeto Genes da Serra, uma fralda lavável, com toalhete descartável,  do aluno Bruno Paulino, sob orientação da professora Honorata Pereira, da EPTOliva, polo de Tábua, a conquistar o júri, constituído por Conceição Carvalho, CCDRC,  Rui Olivença, Hotel Pampilhosa e Grupo Macorlux, Carlos Cerqueira, IPN,  João Paulo Mateus, Fundação EDP, Gonçalo Gomes, Turismo Centro de Portugal, que atribuiu o 2.º lugar ao projeto Pedra Cavaleira, do aluno Micael Batista, coordenado pelos professores Florbela Leite, Mário Pardal e Sara Travassos, da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, uma cerveja com variante arroz, soja e cevada, e o 3.º lugar ao projeto Magnetic Heater, dos alunos Daniel Brito e Nelson Andrade, sob orientação do professor Júlio Marques, da Escola Secundária de Arganil, que apresentou um sistema de aquecimento de água por indução.
Nas intervenções que produziram antes da entrega dos prémios, João Ataíde, presidente da CIM Região de Coimbra, na final do 3.º ciclo, e Ricardo Alves, vice presidente da CIM RC, na final do Secundário e Profissional, salientaram a qualidade das ideias e o crescimento do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio promovido pela CIM RC, antevendo a criação pela comunidade intermunicipal de mecanismos de apoio à materialização dos projetos no contexto empresarial.
A final do 3º ciclo do ensino básico contou com a participação dos projetos Full Phone, do AE Oiveira do Hospital, Pastel do Infante, do AE Infante D. Pedro, em Penela, Tennis Belt, EB 2.3 João de Barros, na Figueira da Foz, Condeixa 3D, do AE Condeixa-a-Nova, MiniMel,  da Escola 2.º e 3.º ciclo/secundário Dr. Daniel de Matos, de Vila Nova de Poiares, Thermal Shock, EB 2.3 Martim de Freitas, de Coimbra, Hydro Motor, AE Góis, Walking Pal, AE Mortágua, Big Towel, AE Escalada, de Pampilhosa da Serra, e Árias Foog Tag, AE Martinho Árias, de Soure, num total de 10 projetos.
Quanto à final do Ensino Secundário e Profissional estão apurados 17 projetos. A saber: EngenAir, da ETP Sicó, Penela, Alert Partner, ETP Cantanhede, Pedra Cavaleira, EPA Afonso Duarte, Montemor-o-Velho, Chicorél, AE Penacova, Alheira de Chanfana, ESD Duarte, Coimbra, Spold, ES Bernardino Machado, Figueira da Foz, Chemical Lighter, AE Mortágua, Chanf(ana) on the road, EB 2.3/Secundária José Falcão, Miranda do Corvo, 3D Cake, EP Vasconcellos Lebre, Mealhada, Licor de Camarinha, ES Dr.ª Maria Cândida, Mira, Lousan’Ice, ES Lousã, Ké-Chana, E 2.º, 3.º ciclo/Secundária Dr. Daniel de Matos, Vila Nova de Poiares, Magnetic Heater, da ES Arganil, Bioquente, EPTOliva, de O. Hospital, Debulhadora de Leguminosas, AE Martinho Árias, Soure, Genes da Serra, da EPTOliva, Tábua, e Point, AE Condeixa-aNova.
Os critérios de avaliação dos projetos incluíram o grau de inovação, a exequibilidade, a qualidade da apresentação, o desenvolvimento da ideia (maturação do projeto) e o impacto para o território da CIM Região de Coimbra.
Recorde-se que foram apresentados a Concurso 303 projetos, com 91 candidaturas oriundas do 3.º ciclo e 212 do ensino secundário.
Com a assinatura “Imagine. Create. Succeed”, a 3.ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, promovido pela CIM Região de Coimbra, é destinado aos/às alunos/as e docentes do 3.º ciclo e ensino secundário/profissional a frequentar os estabelecimentos de ensino dos Municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.
Criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade, permitindo aos jovens em idade escolar uma experiência real na área do empreendedorismo, são os objetivos da edição 2016 do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”.
O programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” é co-financiado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo FEDER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário