quarta-feira, 13 de julho de 2016

ROVER CURIOSITY ESTÁ DE VOLTA À ACÇÃO DEPOIS DE FALHA NO SISTEMA


 
NASA
A sonda norte-americana Curiosity
A sonda norte-americana Curiosity
O Rover Curiosity já vive em Marte há alguns anos e já nos trouxe notícias inacreditavelmente boas. A existência de resíduos de água em Marte é garantidamente a melhor.
O Rover, que viu a sua missão estendida por mais dois anos, teve problemas no passado dia 2 de Julho com algumas falhas no sistema.
Não foi a primeira vez que o Curiosity teve problemas de sistema, mas desta feita o bug encontrava-se no processo de transformação das fotografias captadas em dados para enviar para a Terra.
Ao detectar o bug, por segurança, o Rover entrou em stand by até que alguém do lado de cáresolvesse a situação. Aparentemente, está agora tudo OK, e o nosso amigo já voltou a circular pelas terras vermelhas do planeta vizinho.
Neste momento o Rover encontra-se a explorar o “Mount Sharp” na cratera de Gale, que alegadamente já teve bastante água.
Embora se saiba neste momento que em Marte há pequenas linhas de água, os responsáveis da nissão acreditam que levar o Rover até elas pode não ser a melhor solução.
A razão é simples: o Rover pode ainda conter bactérias da Terra, o que poderia “falsificar” os resultados de pesquisa – ou contaminar a possível vida lá existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário