domingo, 18 de setembro de 2016

Banco de Livros Escolares com mais solicitações no seu segundo ano

O Banco de Livros Escolares de Albergaria-a-Velha tem cerca de 350 livros disponíveis para requisição tendo já emprestado 78 livros a mais de uma dezena de alunos.

Lançado o ano passado, numa altura em que os manuais passaram a ter uma vigência de seis anos, o Banco de Livros Escolares dispõe de variados títulos para o 1.º, 2.º, 3.º Ciclo e também Secundário. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, que coordena as doações e os empréstimos, sem custos para as famílias.

Os alunos que fizeram doações de livros e aqueles que os requisitarem assinam um protocolo com a Autarquia; quem beneficia dos livros, normalmente durante um ano letivo, deve garantir uma boa utilização dos manuais para que voltem a ser emprestados. Os livros que já não estão em vigor, mas estão disponíveis para empréstimo pois podem ser usados como complemento dos estudos.

O objetivo do Banco de Livros Escolares, explica a Vereadora da Ação Social da Câmara de Albergaria, é consciencializar as pessoas que estão a contribuir com um recurso importante para a comunidade. “Tendo em conta que os livros hoje estão muito caros, a sua doação ajuda a tomar consciência da sua importância e a responsabilizar os alunos pela sua boa utilização”, refere Catarina Mendes.

A partilha de livros escolares é sinónimo de consciencialização ecológica e económica, promotora de valores, assumindo uma mudança no paradigma do consumismo. O empréstimo e reutilização, incentivam a poupança, refletem uma atitude positiva das famílias que doam e também das que requisitam, adianta a Vereadora.

Esgotado o período para requisições no Banco de Livros Escolares de Albergaria-a-Velha, a Autarquia permite que os alunos continuem a requisitar obras. As doações podem correr durante todo o ano. O Banco funciona atualmente na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. 

______________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário