terça-feira, 13 de setembro de 2016

Conselho Superior da Magistratura analisa entrevista de juiz Carlos Alexandre à SIC

Resultado de imagem para Conselho Superior da Magistratura analisa entrevista de juiz Carlos Alexandre à SIC
Órgão de gestão e disciplina dos magistrados judiciais admite ter recebido uma "carta de protesto de um cidadão" contra a entrevista, mas garante que decidiu apreciar as declarações do juiz por iniciativa própria.
O Conselho Superior da Magistratura (CSM) vai apreciar a entrevista que o juiz Carlos Alexandre deu recentemente à SIC, adiantou aquela estação de televisão nesta segunda-feira e confirmou o PÚBLICO. O assunto será debatido pelo órgão de gestão e disciplina dos magistrados judiciais no próximo plenário de 27 de Setembro, adiantou a porta-voz do CSM, Ana Azeredo Coelho.
Durante a entrevista, o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal sublinhou sempre que não falaria sobre os processos que actualmente tem a seu cargo, mas algumas das suas declarações provocaram mal-estar nomeadamente à defesa de José Sócrates, ex-primeiro-ministro que o juiz colocou anteriormente em prisão preventiva no âmbito daOperação Marquês. Os seus advogados criticaram de imediato a entrevista e José Sócrates anunciou no sábado a intenção de processar judicialmente o juiz. Num artigo de opinião, publicado no Diário de Notícias, o ex-governante considerou que a actuação de Carlos Alexandre “configura um inqualificável abuso de poder”.
Não foi, porém, esta queixa que motivou a iniciativa do CSM em apreciar a entrevista de Carlos Alexandre. “O conselho recebeu uma carta de protesto de uma cidadão particular sobre a entrevista, mas o conselho já tinha decidido analisar esta situação. Nestes plenários já é frequente analisarmos questões da actualidade à qual também estamos atentos”, referiu a porta-voz do conselho.

Público.pt

Comentário: O que impede este Juiz ou outro qualquer de dar entrevistas? Toda a gente mais ou menos atenta, se apercebeu da contenção que ele teve para não falar de casos concretos.
Lançou as carapuças ao ar, e acertaram nas cabeças de alguém? Temos pena. O Juiz estava ou está impedido de dizer publicamente que não tem contas em nome dos amigos? Não pode falar da vida dele ainda que indirectamente? Em que País vivemos nós depois de 40 anos em que caiu uma ditadura?
Alguns comentadores continuam a defender que só a eles diz respeito, darem a conhecer as suas opiniões, as suas diferenças, os seus desacordos, só eles podem desfrutar da liberdade de expressão? Se assim é, estamos mal.
Alguns (para não dizer muitos) supostos poderosos donos disto tudo, que destruíram o País devem estar a cumprir penas efectivas de prisão. Não se passa nada, nem vai passar-se, enquanto que, um cidadão comum é cilindrado pela justiça, e por todos os outros eu se julgam cima das leis, ainda que as tenham elaborado à medida das conveniências.

J. Carlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário