sábado, 3 de setembro de 2016

Hora de Fecho: Star Trek vs Star Wars: Esta é a verdadeira guerra

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
CINEMA 
Quase todos preferem “Star Wars” mas, aos 50 anos, “Star Trek” continua a ter um lugar no nosso coração futurista. Porquê? Eis o duelo definitivo.
Luaty Beirão foi detido juntamente com outros sete ativistas em frente a uma prisão em Luanda, quando tentavam visitar um amigo. Foram agredidos pela polícia e falam ao Observador em "tortura".
No livro que lança esta semana, o ex-assessor de Cavaco Silva diz ter descoberto no processo Face Oculta que SMS seus sobre caso PT/TVI foram controlados por próximos de Sócrates. Lemos um excerto.
O ministro da Cultura disse estar "perplexo" com a atitude do diretor do Museu de Arte Antiga, que falou de uma "calamidade" naquela instituição, e adiantou que "para já não" será afastado.
O jovem Rúben Cavaco falou à RTP, pela primeira vez, depois da brutal agressão de que foi vítima, em Ponte de Sor, a 17 de agosto e disse não se lembrar de nada daquela noite.
O primeiro-ministro reiterou que o défice "não só ficará claramente abaixo dos 3% como ficaremos abaixo dos 2,5% que nos fixou a União Europeia". Na sexta-feira a UTAO previu "desafios orçamentais".
Montenegro mostrou ao Expresso fatura das viagens para assistir aos jogos do Euro, mas o documento não tem data. Os três governantes convidados pela Galp continuam a não mostrar provas do reembolso.
Num acórdão de junho, o TC diz que adiantamentos feitos por militantes podem ser "donativos pecuniários encapotados". Há dirigentes com contas da luz em seu nome e que pagam a renda das sedes.
Adolfo Mesquita Nunes acusou o Governo de estar a agir em nome da agenda das esquerdas. E contrariou a ideia de que "a esquerda faz austeridade com o coração a sangrar e a direita com um sorriso".
A tempestade tropical "Gaston" já se tornou numa depressão pós-tropical e não provocou qualquer dano -- nem pessoal nem material -- nos Açores. Prevê-se uma melhoria gradual do tempo ao longo do dia.
Autarquia detetou um possível conflito de interesses no concurso público que estava a decorrer. A intenção continua a ser realizar as obras, mas não se sabe quando. 
Opinião

André Azevedo Alves
O afastamento de Dilma da Presidência sem ruptura com a ordem constitucional vigente não deve ser subestimado, já que a máquina de poder do PT instalada em torno do Estado foi abrangente e meticulosa.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Em Portugal, há uma ancestral cultura de irresponsabilidade política, talvez porque se pensa que as eleições são suficientes para punir quem não merece ser reeleito.

Rui Ramos
No Brasil, importa menos o que aconteceu, do que o modo como aconteceu. Dilma não foi derrubada na rua, por soldados ou manifestantes. Caiu onde devia, no Senado. É a diferença que faz a democracia.

Paulo Ferreira
Vamos supor que um governo português recebia o “bónus” fiscal de 13 mil milhões que Bruxelas quer obrigar a Apple a dar à Irlanda. Recusava, preocupado com a imagem no país? Ou gastava à tripa forra?

Miguel Tamen
Dar conselhos requer essencialmente vontade de pôr o próximo no seu lugar; para quem os dá, o lugar natural do próximo é o lugar de quem não sabe que nada sabe.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário