segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Acessibilidade e facilidade de utilização Sítio de internet do Município entre os melhores do País


O sítio de internet do Município da Marinha Grande está classificado entre os melhores a nível nacional, relativamente à sua acessibilidade, navegabilidade, facilidade de utilização e serviços online, de acordo com o Estudo sobre “Local e-Government” em Portugal” realizado pela Universidade do Minho.

O Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade da Informação da  Universidade do Minho promoveu um estudo sobre a presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas em 2014, que foi divulgado em outubro de 2016.

O estudo tem como propósito avaliar o grau de sofisticação e maturidade da presença na Internet das câmaras municipais e promover a partilha de experiências e boas práticas entre as câmaras municipais.

Neste estudo são avaliados 32 indicadores agrupados em quatro critérios: Conteúdos: tipo e atualização; acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; serviços online; participação.

No ranking nacional geral, a Câmara Municipal da Marinha Grande está classificada em 36.º lugar entre os 308 municípios portugueses.

Em 2012, a Câmara Municipal da Marinha Grande estava classificada em 302.º lugar entre os 308 municípios. Em 2 anos, verifica-se uma subida de 266 lugares.

No critério acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização, em que se mede o posicionamento dos motores de busca, se o tempo de carregamento da página é aceitável, se é acessível através de diferentes sistemas operativos, navegadores e dispositivos móveis, acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais, qualidade da navegação e existência de motor de busca interno, a Câmara Municipal da Marinha Grande está classificada em 7.º lugar entre os 308 municípios portugueses.

No critério serviços online, a Câmara Municipal da Marinha Grande está classificada em 39.º lugar entre os 308 municípios portugueses.

Para o presidente Paulo Vicente “esta avaliação efetuada pela Universidade do Minho é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido no que respeita à transparência e divulgação de informação por parte da Câmara Municipal”.

Além disso, “é também um incentivo para que continuemos o esforço e mantenhamos o empenhamento com vista à elevação da qualidade da presença na Internet da Câmara Municipal”.

Paulo Vicente destaca “que, em apenas dois anos, subimos 266 lugares no ranking geral, ficando classificados no 36.º lugar”.

“É também da maior importância a posição alcançada pelo sítio de internet institucional que se classificou no 7.º lugar nacional ao nível da acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização”, conclui.
__________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário