sexta-feira, 14 de outubro de 2016

PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO EM MOMENTOS DE STRESS PODE SER FATAL


 
Se está chateado ou stressado, talvez queira acalmar-se antes de uma corrida. Um estudo da Universidade McMaster, nos EUA, revela que praticar exercício físico em momentos de stress ou raiva aumenta três vezes o risco de ataque de coração numa hora.
O estudo, publicado na revista “Circulation” da Associação Americana do Coração, contou com a participação de 12.461 pessoas com uma média de 58 anos, que já tinham sofrido um ataque de coração.
Os participantes preencheram um questionário, no qual revelaram o que estavam a fazer e como se sentiam na altura em que o problema ocorreu – muitos disseram estar stressados pouco antes do ataque cardíaco.
Independentemente de outros fatores de risco, como o tabaco, a obesidade ou a pressão arterial alta, o risco de ataque de coração associado à atividade física intensa de um indivíduo que apresente uma perturbação emocional é maior a partir das 18:00.
Segundo Andrew Smyth, do Instituto de Pesquisa de Saúde da População da Universidade McMaster, “a atividade física regular tem muitos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de doenças cardíacas”.
“No entanto, recomendamos que um indivíduo que esteja chateado e queira treinar para aliviar o stress, não exagere na atividade física”, destacou.
Para os investigadores, o perigo da combinação “treino + stress” deve-se ao facto da pressão sanguínea ficar ainda mais intensa e o ritmo do coração ficar mais acelerado – dois fatores que aumentam consideravelmente o risco de ataque cardíaco.
BZR, ZAP
______________________________

Cuidados após doar sangue

Após doar sangue algumas pessoas se sentem ligeiramente mais fracas enquanto que outras não notam diferença alguma. De qualquer forma ser-lhe-á fornecido um lanche e é importante que o dador siga alguns cuidados pós-doação transmitidos pelo enfermeiro:
  • Aumentar a ingestão de líquidos (sobretudo água);
  • Evitar esforços físicos durante as 12 horas seguintes (inclui conduzir veículos de grande porte);
  • Não fumar durante 2 horas;
  • Não consumir álcool nas 12 horas seguintes;
  • Não retirar o curativo até 4 horas depois da doação.
  • Outras informações no site www.adasca.pt  

Nenhum comentário:

Postar um comentário