sexta-feira, 14 de outubro de 2016

360º -- Tudo (mas mesmo quase tudo) o que já se sabe do OE; e tudo (mas mesmo quase tudo) sobre o Nobel da Literatura de Bob Dylan

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... só deu Orçamento! 
Porque é hoje! O Orçamento do Estado para o próximo ano é apresentado às 17h00Ontem, depois de um Conselho Ministros de mais de dez horas, o documento foi aprovado. E começaram a saber-se várias notícias ao longo da noite. Vamos por isso ao que já se sabe do OE 2017.


Na concorrência:
  • Público garante que o aumento de pensões será mesmo faseado ao longo de 2017 e que o álcool, o tabaco e os carros vão ser mais caros.
  • DN adianta que a extinção da sobretaxa também será faseada (em quatro etapas, destaca o JN), mas que haverá um corte de 25% para todos já em janeiro. E que a tarifa social da água vai quadriplicar os beneficiários.
  • Negócios diz que há 25 produtos que deixam de pagar IVA nas alfândegas e garante que o imposto sobre o património fica nos 600 mil euros.
Poder ler ainda 10 recomendações do Budget Watcho que devia estar (e não vai estar) no OE.

Ou a opinião do Rui Ramos que escolheu como título provocador: Do Estado social ao Estado eleitoral.

O que vale a pena registar da restante atualidade:
Lula da Silva é arguido no terceiro caso. É suspeito de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de influências e corrupção em negócios em Angola.

 Os Note7 fizeram a Samsung perder 3 mil milhões de dólares e 40% dos clientes. O perigo de incêndio que levou à recolha de todos os telemóveis deste modelo obrigou mesmo a marca a criar um kit ultrasofisticado de segurança para a sua recolha.

Michelle Obama arrasou (não há palavra melhor) Donald Trump. Chamou-lhe cruel e assustador.



Outra informação relevante

Volto ao Orçamento desta tarde. Porque é essencialmente esse o tema abordado pela Rita Dinis na entrevista a Cecília Meireles. A vice presidente do CDS deixa contudo muitas outras críticas ao Governo. Como dizer que António Costa apresentou números "martelados" sobre o investimento para "enganar as pessoas", com "gráficos" que "envergonham o Parlamento".
Tornou-se oficialíssimo. António Guterres foi aclamado pela Assembleia-geral da ONU como novo secretário-geral das Nações Unidas e garantiu que a "dignidade do ser humano" vai ser a sua maior preocupação. Até Obama e Hillary fizeram questão de o elogiar. E vai escolher uma mulher para vice

O homem mais procurado de Portugal pode já estar em Espanha. As autoridades portuguesas avisaram a Guardia Civil espanhola de que Pedro Dias pode estar escondido em Salamanca e o CM diz hoje que, na fuga, roubou mais um carro à mão armada. Ontem a PJ fez buscas em casa dos pais daquele que é o principal suspeito do tiroteio em Aguiar da Beira .

A EDP teve ganhos de 172 milhões de euros na venda da dívida tarifária. Os valores constam do relatório de um grupo de estudo criado pela secretaria de Estado da Energia e referem-se ao período 2012-2015.

No futebol, o fim de semana é de Taça de Portugal e o arranque foi com um Sporting em serviços mínimos. Houve apenas um golo, de Markovic aos 10 minutos, na vitória sobre o Famalicão que valeu a passagem aos 16 avos. Antes dos outros jogos mais atrativos -- 1º de Dezembro-Benfica e Gafanha-FC  Porto --, o Rui Miguel Tovar recordou os seis casos em que a final do Jamor não contou com nenhum dos grandes.

Na Tailândia morreu o mais antigo monarca no tronoBhumibol Adulyadej tinha 88 anos e estava no poder desde os 18. O país está, por agora, entregue aos militares.

Nos EUA a notícia do dia não foi só Trump, mas também Saddam. Porque foi descoberta uma antiga sala de tortura do ditador na embaixada do Iraque em Nova Iorque

Já o tema do Conversas à Quinta, entre José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto, foi a vitória do partido islamista em Marrocos.


Os nossos Especiais
Já deve saber, mas caso ontem tenha estado desligado do mundo, repito-o: Bob Dylan, o cantautor americano, é o Prémio Nobel da Literatura 2016. Depois da surpresa generalizada (que Marcelo comentou, claro) no Observador reagimos desta forma ao prémio que quebrou tradições:


Notícias surpreendentes

O Rui Miguel Tovar entrevistou António Sousa para a rubrica Questões do Forno Interno. O ex-jogador de Beira Mar, FC Porto e Sporting recorda como se mudou dos dragões para os leões: em casa de João Rocha, a comer uma parrillada cozinhada pelo então presidente sportinguista.

Vale também a pena ler a conversa do Milton Cappelletti com Chance Glasco, um dos criadores de "Call of Duty".Ele explica porque trocou a indústria dos videojogos pela realidade virtual e fala dos primeiros dias da célebre série de jogos.

A Dinamarca é o país mais feliz do mundo e parece que isso se deve a uma palavra mágica: hygge. Eis os 12 passos para atingir a felicidade dinamarquesa.

É uma seleção da Ana Dias Ferreira que dá sempre jeito.23 looks para usar no trabalho, porque no mundo laboral aquilo que se veste também é um cartão-de-visita. A Ana Marques também sugere um guia para melhorar a sua imagem profissional, com base num livro de Rita Carvalho. (sorry guys, seria útil a muitos, mas é só para elas). 

Se quiser saber tudo sobre o Orçamento para 2017 vai ter de estar sempre ligado ao Observador: encontrará as notícias, as análises, as explicações e os fact check que se impõem nos próximos dias. Também estaremos em liveblog a partir desta tarde e acompanharemos em direto, já às 10h00, o debate quinzenal que antecipará o OE. Depois, já bem informado, descontraia: estas são as nossas sugestões para um fim de semana em cheio.

Tenha pois um ótimo fim de semana. Ao som de Dylan
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário